Seropédica adere à campanha da Pesagro-Rio para controle da Brucelose
21 de abril de 2014

Município iniciou imunização de bovinos para certificação de propriedades livres da doença

Seropédica, na Região Metropolitana do Rio, é o mais recente município a integrar a campanha de controle da Brucelose realizada pela Pesagro-Rio. Nesta semana, foram vacinadas as primeiras novilhas de três a oito meses de uma propriedade rural, no município. A imunização foi feita por médico veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. A estimativa é que sejam vacinadas anualmente 1.500 bezerras.

A ação integra o projeto Leite Limpo, com recursos da Faperj – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – que visa o controle de zoonoses, disponibilizando vacinas para secretarias municipais de Agricultura, que são aplicadas sem ônus para produtores familiares.

Participantes do projeto desde 2012 e 2013, respectivamente, os municípios de Carmo e Cantagalo, na Região Serrana, já apresentam resultados. Em Carmo esta localizada a primeira propriedade no estado certificada como livre de Brucelose e Tuberculose. Neste trabalho cerca de cinco mil animais já foram vacinados. Miracema e Santo Antônio de Pádua, no Noroeste fluminense, também solicitaram suas inclusões neste ano no projeto, que também conta com o apoio do Programa Rio Leite e da Defesa Agropecuária da secretaria estadual de Agricultura e acontece em parceria com os municípios.

A pesquisadora da Pesagro-Rio e coordenadora do projeto, Leda Kimura explicou que o trabalho consiste em diferentes etapas. Uma delas é a analise dos animais das propriedades dos municípios participantes, verificando suas condições de saúde.

A segunda etapa do projeto tem como objetivo promover a identidade de derivados lácteos com um selo de qualidade para o produto.

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: