Reunião do Conselho Comunitário de Segurança pública de Seropédica
8 de fevereiro de 2018

Foi realizado nesta última quarta-feira (7), a segunda reunião de 2018 do Conselho Comunitário de Segurança Pública do Município de Seropédica.

A mesa formada pelo Comandante do 24º BPM, Tenente Coronel Ranulfo Souza Brandão Filho, o Chefe de Polícia da 48º DP de Seropédica, Inspetor André Diniz, o Comandante da 4º Cia, 24º BPM, Capitão Bruno Andrade, o Diretor de Segurança (DGV) da UFRRJ, Renan Canuto, o Vereador Anderson do Gás, o Presidente do Conselho Comunitário, Gilmar Moreira dos Santos, o Secretário do Conselho, Alexandre Rafael Ferreira da Silva, o representante da Prefeitura de Seropédica, Procurador Dr. Diego Campos Gonzáles, o representante da OAB Seropédica, Dr. Sergio Roberto Costa Silva, o Diretor do Conselho de  Segurança, Claudio Henrique de Paula Rodrigues.

O Comandante do 24º BPM, Tenente Coronel Brandão, falou que já comandou o 24º BPM entre os anos de 2011 a 2013. O Comandante avisa a todos que irá manter o Capitão Andrade, frente ao Comando da 4º Cia de Seropédica: “Tenho recebido boas informações a respeito da atuação do Capitão Andrade no município. Parabenizo também a atuação da Policia Civil de Seropédica e a Policia Rodoviária Federal, pela redução da criminalidade”.

O Comandante Brandão respondeu algumas perguntas, e foi aplaudido pela população presente, que deram boas-vindas ao município e agradeceram por manter o Capitão frente a 4º Cia.

Logo a seguir o Chefe de Polícia da 48º DP de Seropédica, Inspetor André Diniz, fala da parceria entre a Policia Civil e a Policia Militar: “Temos feito ações em conjunto e conseguido identificar ladrões de veículos que atuam no eixo da Estrada Rio São Paulo. Nesta última ação em conjunto conseguimos abrir três novos inquéritos, que vai facilitar prendermos estes bandidos”.

O Capitão Andrade apresentou o índice de criminalidade desde o mês de agosto de 2017, até a presente data, mostrando a redução mês a mês de todos os marcadores criminais. O Capitão falou sobre o trabalho preventivo realizado neste período, a quantidade de veículos roubados que foram recuperados, a redução de roubos de rua e assassinatos. “Temos trabalhado em parceria com todas as forças de segurança que atuam no município, e com isso obtivemos sucesso”.

O Chefe de Segurança da UFRRJ (DGV), Renan Canuto, deu boas vindas ao novo Comandante do 24º BPM, Tenente Coronel Brandão: “Agradeço por manter o Capitão Andrade, frente a Policia Militar de Seropédica. A parceria que a PM fez com a UFRRJ, tem reduzido o roubo que havia no Campus, como também na ciclovia. Muitas pessoas pensam que tanto a Policia Civil, como a Policia Militar não pode atuar na UFRRJ, mas estão totalmente enganados, com a parceria com essas forças policiais conseguimos prender o estuprador que vinha aterrorizando as alunas da Rural”. 

Todos os componentes da mesa falaram sobre problemas que afligem o município, e fizeram algumas propostas. Por fim foi aberto a população presente, fazer suas reivindicações. As autoridades policias responderam às perguntas e anotaram alguns problemas que a população questionou. Esteve presente a responsavel pela comunicação do 24º BPM, Tenente Flavia Garone.

O Presidente do Conselho Gilmar Moreira dos Santos, agradeceu a presença da responsável pela comunicação do 24º BPM, Tenente Flavia Garone, e marcou a nova reunião que será realizado no dia 7 de março, na Câmara Municipal de Seropédica, com horário previsto para as 10:00 horas. Gilmar lembrou os contatos para denúncias anônimas: Policia Civil (21) 98741-2951 ou o Facebook 48º DP, mas também existe o Disque Denúncia (21) 2253-1177.