Reunião de Segurança Pública de Seropédica define nova Eleição do Conselho
6 de abril de 2017

 

Comandante da Polícia Militar agradece ao Prefeito Anabal pelo apoio à Segurança Pública

Destacando que segurança pública é da responsabilidade constitucional dos governos estaduais, o Comandante da Polícia Militar em Seropédica, capitão Junior Andrade, destacou o empenho do prefeito Anabal Barbosa para fortalecer a segurança no município.  Andrade fez esta e outras observações durante visita à Câmara de Vereadores, na última quarta-feira, destacando a cessão de viaturas e a recuperação de carros da PM pela Prefeitura.

O Prefeito enviou representantes da prefeitura até a câmara, como o subsecretário de Comunicação, Samuel Barbosa e a representante da Secretaria de Ordem Pública, Fabíola Lobão, que se colocaram a disposição para auxiliar nas demandas necessárias.

O delegado do 48º DP de Seropédica, Júlio Filho, destacou os feitos de sua delegacia durante o último ano e, além disso, tópicos como a iluminação pública e segurança na cidade de Seropédica e na Universidade Rural foram discutidos. Na próxima reunião, que será no dia 03 de maio, às 10 horas, acontecerá a eleição para Diretoria do Conselho Comunitário de Segurança.

No final da reunião, o Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública de Seropédica, Adriano Amaral falou que seu mandato de 2 anos está no fim, e por isso vai lançar em breve o edital para novas eleições para o próximo Biênio (2017 – 2018). 

Prioridades do Conselho

Os Conselhos Comunitários de Segurança Pública devem promover a integração das instituições policiais com a comunidade e desta com a polícia, restituindo a credibilidade e transmitindo confiança e sentimento de segurança.

A aproximação entre polícia e comunidade deve contribuir para a construção de uma relação de respeito mútuo entre policiais e cidadãos. A integração pode se dar de diversas formas, desde a realização constante das reuniões e prestação de contas das questões apresentadas até o desenvolvimento de programas articulados voltados para a prevenção de delitos e redução de riscos. Uma decorrência dessa integração é a criação de programas de instrução e campanhas educativas que fortaleçam os vínculos comunitários com as organizações policiais.

Outra finalidade dos conselhos é conhecer os problemas de cada localidade pela ótica dos moradores e demais usuários dos serviços das organizações policiais. O diagnóstico dos problemas, com mais precisão e construído por ambas as partes, permite, por exemplo, o desenvolvimento de ações voltadas para o controle da violência e da criminalidade.

Proporciona, ainda, a discussão desses problemas com os responsáveis pelas ações policiais na região, auxiliando no estabelecimento de prioridades. Além disso, esse diagnóstico também inclui a identificação de deficiências de instalações físicas, equipamentos, armamentos e viaturas.

Finalmente, esses encontros possibilitam a delimitação mais clara junto às comunidades do papel das diversas instituições que podem agir de forma integrada para o controle da violência e da criminalidade. Nas suas discussões, devem ser priorizadas as questões ligadas à Segurança Pública, contribuindo para um melhor entendimento da comunidade sobre o tema.

As reuniões em Seropédica é realizada todas as primeiras quartas-feiras de cada mês na Câmara Municipal de Seropédica.