Conselho Comunitário de Segurança de Seropédica é diplomado nesta ultima quarta-feira
8 de dezembro de 2017

Solenidade de diplomação das 23 novas diretorias de Conselhos Comunitários de Segurança do Estado do Rio de Janeiro

 Na manhã de 6 de dezembro de 2017 no Quartel General da PM, foi realizada a solenidade de diplomação coletiva das 23 novas diretorias de Conselhos Comunitários de Segurança do Estado do Rio de Janeiro. Na composição da mesa estiveram o Comandante Geral da PM – Coronel PM Wolney Dias, o Chefe do EMG PM – Coronel Baracho, representando a Chefia de Polícia Civil – Delegada Giselia Miranda, a Diretora-Presidente do ISP – Dra. Joana Monteiro e a Coordenadora dos CCS – Major Claudia Moraes.

 Contou com a presença dos Delegados de Polícia Civil e Comandantes – membros natos – das áreas dos CCS diplomados. A solenidade teve a participação das diretorias de Conselhos que iniciam sua trajetória pela primeira vez como é caso do CCS de Laje Muriaé no Noroeste Fluminense, o CCS de Sapucaia e o CCS de Porto Real no Sul Fluminense, criados durante o ano de 2017.

Assim como conselhos com longa trajetória de funcionamento como o CCS AISP 23 na Zona Sul da Capital, em funcionamento desde 2005 e o CCS AISP 09, na Zona Norte, atuando desde 2006. Das 23 novas diretorias diplomadas 4 delas são da Capital, 4 da Baixada Fluminense e 15 do Interior do estado.

Os Conselhos Comunitários de Segurança – CCS são canais de diálogo e articulação entre a sociedade cível e as forças de Segurança Pública institucionalizados no estado do Rio de Janeiro desde 1999, atualmente o estado possui 64 CCS ativos em todo estado, distribuídos em 45 municípios fluminenses. Os CCS são formados por representantes locais voluntários, não remunerados e pelos Comandantes de Batalhão e Delegados de Polícia das áreas, proporcionando um espaço de aproximação entre sociedade e as instituições em busca de alternativas e soluções para os problemas em nível local.

 Os CCS são a expressão maior do Artigo 144 da Constituição Brasileira, ao destacar que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Parabéns aos Conselhos diplomados, são eles: São Francisco de Itabapoana, AISP 09, Vassouras, Maricá, AISP 16, AISP 23, Queimados, Seropédica, Itaguaí, Iguaba Grande, Cabo Frio, Petrópolis, Pinheiral, Laje do Muriaé, São José do Vale do Rio Preto, Mangaratiba, Rio Bonito, Itaboraí, Porto Real, Sapucaia, Paraíba do Sul, Belford Roxo, AISP 40.