A iniciativa irá capacitar e conectar agentes culturais da música do estado

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) lançou, nesta quarta-feira, 09/03, através de sua Superintendência de Artes, o programa ELOS RJ. Com o objetivo de conectar em rede os agentes culturais da música do estado do Rio de Janeiro, a plataforma digital, que funcionará como uma base de dados, mapeando as demandas de cada região, acompanha a reestruturação do setor musical, que, com o avanço tecnológico, passou por diversas reconfigurações nos modos de produzir, divulgar, distribuir e consumir música nos últimos anos.

Dentro da proposta de formar um banco de informações sobre manifestações musicais do estado, o ELOS RJ, que será o ponto de partida para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, se desdobrará em três etapas:

A primeira fase do programa consiste na criação de um cadastro virtual no portal www.cultura.rj.gov.br/elos. Este cadastro permitirá identificar áreas de atuação e demandas de músicos, produtores, gestores, técnicos, comunicadores visuais, gravadoras e demais membros da cadeia produtiva da música do estado, gerando, assim, um gráfico das vocações das cidades, dos gêneros musicais em evidência no Rio de Janeiro, e das necessidades de profissionais da área e de seus municípios.

A segunda fase, presencial, vai orientar os agentes de acordo com as demandas apontadas no mapeamento, fornecendo treinamento e identificando problemas que possam ser resolvidos através da criação de redes colaborativas e do engajamento coletivo.

Em sua última fase, o programa promoverá o fortalecimento de elos entre os agentes culturais através de encontros presenciais, rodadas de negócios, e a criação de uma plataforma online, onde os profissionais poderão se conhecer, identificados conforme área de atuação, gênero musical, endereço eletrônico e município de atuação, profissionais de áreas afins, fazendo com que necessidades e oportunidades se complementem e novas parcerias sejam estabelecidas no setor musical.

Para esclarecer dúvidas sobre o programa e ouvir sugestões, o Coordenador de Música da SEC, Daniel Domingues, estará nas Caravanas da Incubadora Rio Criativo, que acontecerão em 15, 16 e 17 de março em Saquarema; em 12, 13 e 14 de abril em Barra do Piraí; em 10, 11 e 12 de maio em Engenheiro Paulo de Frontin; em 7, 8 e 9 de junho em Nova Friburgo; em 5, 6 e 7 de julho em Paraty; em 2, 3 e 4 de agosto em Três Rios; em 13, 14 e 15 de setembro em Campos; em 4, 5 e 6 de outubro em Petrópolis; em 8, 9 e 10 de novembro em Volta Redonda; e em 6, 7 e 8 de dezembro em Itaperuna; Os endereços serão divulgados em breve, no portal www.cultura.rj.gov.br. Porém, o processo de mapeamento pode indicar, ainda, outros municípios.Musicfda_clave_de_sol

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro