Secretaria de Ambiente de Seropédica orienta de como evitar doenças causadas pela alimentação
20 de junho de 2014

Você está se preocupando o suficiente com o que come? 

 Às vezes descuidamos, mas não vamos exagerar no descuido. A falta de cuidados com os alimentos pode causar desde de um simples desconforto intestinal a doenças graves, devido à presença de organismos patogênicos (que causam doenças).

Dentre os alimentos que mais causam problemas por intoxicação e infecção alimentar está a carne de boi, a carne de frango, ovos e o leite.

Qual a diferença entre intoxicação e infecção alimentar?
São dois conceitos muito distintos, é importante conhecer a diferença.

  • Intoxicação alimentar: é a intoxicação causada pela ingestão de alimentos contaminados com toxinas produzidas por microrganismos, sendo a toxina responsável pelos sintomas clínicos.
  • Infecção alimentar: ocorrem quando o microrganismo (patógeno) é ingerido e se multiplica dentro do organismo. Normalmente causam doenças do trato intestinal (intestino).
  • Doença Causador Detalhes Prevenção
    Salmonelose Vários sorotipos deSalmonella spp. , transmitida principalmente por cremes de doces, carne moída, embutidos, alimentos crus (principalemnte ovos) É uma das doenças mais difundidas pelo mundo. Uma das espécies causa a febre tifóide, que é uma invasão sistêmica. Causa febre, náusea, vômito, diarréia e dor abdominal. Muitos são os cuidados, como: manter os alimentos refrigerados, lavar bem as mãos antes de preparar a comida, evitar carnes e ovos crus, comprar carnes de preferência à vácuo ou em açougues de confiança, evitar misturar carnes diferentes na mesma receita.
    Cólera Vibrio cholerae , transmitido por água e alimentos. A bactéria infecciona o indivíduo e produz uma toxina no intestino. A infecção não causa problemas, mas a toxina causa graves diarréias, podendo ser perdido 10 a 12 litros de água por dia, cusando desidratação.  A melhor forma de prevenção é o tratamento da água de abastecimento e a lavagem correta dos vegetais.
    Amebíase Entamoeba histolytica, transmitida por cistos, presentes em água contaminada por fezes. O protozoário infecciona o corpo entrando na forma de cistos (formas protegidas), sendo liberada a ameba quando chegado no intestino. Estima-se que 10% da população mundial esteja infectada, mas poucas pessoas desenvolvem sintomas. Causa forte diarréia, podendo haver sangue e muco.  Beber somente água tratada ou fervida, não confiando em tratamentos com tabletes de cloro. Lavar corretamente as verduras, legumes e frutas.
    Intoxicação botulínica Clostridium bolulinum, transmitido por alimentos industrializados, especialmente as conservas. Causada por uma das toxinas mais fortes, produzida pelo C. botulinum. 1grama da toxina pode matar 30 bilhões de camundongos. Causa paralisia muscular, podendo facilmente levar à morte. A melhor prevenção é o consumo de conservas com certificação. Algumas conservas caseiras são especialmente perigosas, como o palmito e os cogumelos.
    Botulismo infantil Clostridium bolulinum, seus esporos são transmitidos pelo mel e outras fontes. É uma infecção alimentar, sendo a toxina produzida pela bactéria dentro do intestino. Só dá em crianças, já que possuem uma flora intestinal mais fraca. Causa fraqueza generalizada, podendo levar à morte.

     

    A melhor prevenção é o consumo de conservas com certificação. Evitar conservas caseiras e mel sem certificação.
    Intoxicação por micotoxinas Várias espécies de fungos. Sendo transmitidos por cereais, amendoim, grãos de café, tabaco e presunto curado. Micotoxinas são toxinas produzidas por diversos fungos. São vários os tipos, causando vários sintomas distintos, podendo causar câncer e levar muitas vezes à morte.

     

    Devemos consumir grãos apenas de origens confiáveis, especialmente o amendoim e o milho. Ao sinal da presença de fungos (mofo), não consuma o alimento.
    Diarréia dos viajantes Escherichia coli, comum na flora intestinal, mas há cepas (tipos) que são perigosos. Transmitida pela água. Causa muitos problemas em quem nunca se expôs à toxina, sendo comum em americanos que viajam para o exterior. Causa diarrérias com muco e sangue nas fezes. Raramente é fatal.

     

    Beber sempre água fervida ou tratada e evitar saladas e vegetais crus, principalmente em viagens.
    Poliomielite Polivírus (vírus), transimitidos por alimentos, mãos e água. A maioria das pessoas infectadas não apresentam sintomas. Parte delas apresentam a não-paralítica, e uma pequena parte apresenta a paralítica. Nunca deixar de tomar a vacina contra a paralisia infantil, fornecida gratuitamente pelo governo federal.
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: