Fiscalização autuou 37 caminhões apenas em 1h30min de atividade

A Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria de Ambiente e Agronegócios, em conjunto com a Secretaria de Ordem Pública, realizou uma fiscalização surpresa, na Estrada Santa Rosa, que dá acesso ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) Santa Rosa, com o objetivo de verificar as condições dos caminhões que transportam resíduos sólidos para a CTR e os riscos de poluição ambiental que os mesmos causam no local.

A fiscalização foi solicitada em caráter de urgência pelo prefeito Alcir Fernando Martinazzo com o objetivo de atender a denúncias da população e para evitar maiores prejuízos ambientais e de saúde.

De acordo com o Secretário de Ambiente e Agronegócios, em apenas 1h30min de atividade, 49 caminhões foram parados pela fiscalização composta pelo Subsecretário de Ambiente Luciano Santoro Diretor de Ambiente Ricardo Nogueira e o Diretor de Projetos Ambientais Fernando Barbosa , destes 37 foram autuados, 25 tiveram auto de constatação por estarem trafegando sem vedação, sem caçamba para coleta de chorume, e 15 foram notificados por estarem com resíduos fora da caçamba, para-lamas sujos de resíduos sólidos urbanos e lonas rasgadas. “Todos os caminhões que foram autuados e notificados geraram um auto de constatação e um auto de notificação que foi entregue a empresa Saneamento e Energia Renovável do Brasil (Serb) que é a empresa que deposita estes resíduos na Ciclus – CTR Santa Rosa e que possui contrato com outras empresas que também depositam resíduos no local”, explicou.

Ademar Quintella enfatizou que os resíduos depositados na CTR Santa Rosa são provenientes dos municípios do Rio de Janeiro, Mangaratiba, Itaguaí, Queimados, entre outros e que trazem sérios prejuízos ambientais a cidade.

Segundo o secretário os problemas identificados durante a fiscalização geraram multas e processos administrativos e todos foram notificados que possuem um prazo de 3 dias para se adequarem as normas. “Caso não se adequem as normas, em uma nova fiscalização que será realizada esta semana, os caminhões que continuarem apresentando problemas serão obrigados a retornar com a carga para a sua cidade de origem”, afirmou.

 

 

Faça o seu comentário