Saúde, segurança e meio ambiente
28 de outubro de 2019

O Programa de Gestão em Saúde, Segurança e Meio Ambiente é necessário para orientar os trabalhadores e prestadores de serviços que executam atividades, prevenindo acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e o meio ambiente, com base na definição de responsabilidades, avaliação contínua de processos, além de disponibilizar recursos.

Atendendo a este Programa, as empresas devem manter um Plano de Atendimento a Emergências com procedimentos em casos de acidentes ambientais, além do licenciamento para atividades e empreendimentos que interfiram diretamente na saúde ocupacional e no meio ambiente.

Para avaliar atividades com riscos nas áreas da mineração, agricultura, pecuária, processos industriais e ocupação urbana é necessário entender os conceitos relacionados ao meio ambiente e à degradação ambiental, uma vez que estas atividades podem causar sérios impactos, os quais devem ser corrigidos, deixando o local em iguais condições, antes do uso do solo.

É importante estabelecer uma sistemática de comunicação, registro, investigação e análise de acidentes ou ocorrências, a fim de determinar as causas, bem como as ações para prevenir e evitar sua repetição. Em função da gravidade do acidente, ultrapassando ou não os limites da propriedade da empresa, a comunicação deverá ser feita independente do dia e horário, para que a gerência da área de segurança e meio ambiente possa comunicar os órgãos responsáveis pela fiscalização.

Para evitar recorrência, devem ser divulgadas as causas e as medidas preventivas em todos os níveis, especialmente entre trabalhadores e comunidades vizinhas, através da mídia, quadros de avisos, diálogos e reuniões. Finalizado, deve-se compreender que a poluição origina-se devido às perdas de energia, produtos e matérias primas, relacionadas à ineficiência dos processos. É fundamental compatibilizar a produção, extração e utilização dos bens naturais, renováveis ou não, com a conservação do meio ambiente, através de programas de melhorias contínuas mantendo a empresa competitiva no mercado.

Fonte: Ndmais