Ricardo Nogueira e nomeado Chefe da Floresta Mario Xavier de Seropédica
14 de junho de 2014

Com uma cerimônia simples mas de grande importância ao meio ambiente, tomou posse nesta última sexta feira (13/06) na Câmara de Vereadores de Seropédica o Sr. Ricardo Nogueira, no posto de Chefia da Floresta Mario Xavier, e Presidente Consultivo das Unidades de Conservação. A figura do conselho consultivo foi estabelecida pela Lei n° 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o SNUC. O Conselho Consultivo de uma unidade de conservação federal tem como função ser um fórum democrático de valorização, controle social, discussão, negociação e gestão da unidade de conservação, incluída a sua zona de amortecimento ou área circundante.

A indicação do cargo surgiu em uma reunião realizada pelo Conselho Consultivo onde a antecessora de Ricardo Nogueira, Andréa da Nóbrega Ribeiro fez a indicação devido ao curriculum do ambientalista, e também avaliado pela CR8 RJ, SP, e MG (Coordenadoria regional). Ricardo Nogueira é Geógrafo com Especialização em Geoprocessamento (UFMG) e Pós-Graduado em Gestão de Recursos Hídricos (UFRJ), e trabalhava na Secretaria de Ambiente e Agronegócios na Prefeitura de Seropédica desde 02/01/2011, na função de Diretor de Ambiente, fazendo parte também do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Andreia Ribeiro explica de como funciona a Flona de Seropédica: “Como a gestão administrativa da Flona Mario Xavier é do Instituto Chico Mendes o foco é mais para conservação da biodiversidade, não existe na Flona uma Diretoria que trabalhe com fomento florestal, então aqui houve um resgate de uma espécie ameaçada de extinção dentro da Flona endêmica a rã Physalaemus soaresi, a Flona como é uma unidade de conservação que foi historicamente voltada para o fomento florestal ela ganha uma importância dentro da conservação da biodiversidade de conservar espécimes da fauna, com risco de extinção, além da rã estudamos o peixe motolebias minimus encontrado também quando iniciava a construção do Arco Metropolitano, é um peixe parecido com os peixes de aquário, também em extinção” comemora a ambientalista.

Logo após a cerimônia, amigos e funcionários da Flona fizeram um churrasco de boas-vindas para Ricardo Nogueira, o Prefeito Martinazzo e o Ex-secretário de Planejamento Wilson Beserra foram parabenizar Ricardo Nogueira. Wilson Beserra disse: “No período que estive a frente da Secretaria de Planejamento, Ricardo se mostrou um bom profissional e muito responsável, fico orgulhoso em saber que um funcionário da Prefeitura de Seropédica é reconhecido pelo seu profissionalismo e competência”.

Estiveram presentes no evento o Secretário de Ambiente e Agronegócios Ademar Quintela, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável Manoel Bulhosa, o Chefe da Embrapa Agrobiologia Gustavo Ribeiro Xavier, Andreia Ribeiro a chefe anterior da Flona, Oscar Goulart Presidente da Câmara de Vereadores, O Chefe do CR8 Paulo Motta, o Subsecretario de Planejamento Alessandro Celestino e o Subsecretario de Industria e Comercio Fabio Cavalcante.

23456234565

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: