Reconheça os 4 Principais Tipos de Câncer
20 de agosto de 2015

As células do nosso corpo crescem, multiplicam-se e morrem naturalmente. Cada célula contém uma cópia do seu DNA – os modelos genéticos que as instruem em como, o quê e onde crescer, bem como a forma em que devem se replicar. Quando os dados genéticos em uma célula são danificados, ela pode começar a se replicar de forma incontrolável, formando um tumor. Sabemos que tumores podem se tornar cancerosos, mas o que exatamente eles são e como se relacionam com o câncer? Este artigo mostrará o que acontece no corpo de alguém que desenvolve um dos quatro tipos básicos de câncer.

Tipos de Câncer

Células cancerígenas

Tumores

O que é um tumor, e como ele pode tornar-se canceroso? Um tumor é um estado onde uma das células do seu corpo continua a se replicar mesmo quando isso já não é necessário, criando muitas células do mesmo tipo. Estes crescimentos podem permanecer benignos e sem metástase para outras partes do corpo (sem espalhar-se pelo corpo), ou tornar-se malignos (mesmo tumores benignos podem se tornar malignos). Tumores malignos são formados quando parte do código genético de uma célula é danificado, forçando-a a se replicar de forma incontrolável – e essa parte danificada é replicada também. Normalmente, o nosso corpo destrói essas células por conta própria, mas às vezes elas podem se replicar além do nosso controle. Quando o corpo já não pode evitar que estas células cresçam, elas se tornam um tumor canceroso.

Os quatro tipos básicos de câncer

Existem diferentes tipos de câncer, mas todos eles têm duas coisas em comum – uma célula cancerosa tem a capacidade de se replicar de forma incontrolável, bem como a de fazer metástase. Quando o câncer faz a metástase para outras partes do corpo, até mesmo para aquelas que não estão relacionadas com o local inicial, isso normalmente acontece através da corrente sanguínea, do fluido espinhal ou do sistema linfático.

1. Carcinoma

Este tipo de câncer causa danos à sua pele, membranas mucosas, glândulas e órgãos internos. O tipo mais comum de carcinoma é chamado de “Carcinoma basocelular,” que danifica as partes internas da epiderme – normalmente chamado de “câncer de pele”. Ele é frequentemente o resultado de longos períodos de tempo na luz solar direta.

Outro tipo é o carcinoma espinocelular, que também é um câncer de pele. No entanto, este tipo também pode ser encontrado nos sistemas respiratório e digestivo.

O terceiro tipo de carcinoma é chamado “mesotelioma”, e é causado pela exposição à partículas de asbesto (conhecido também como amianto, trata-se de uma variedade de sais minerais perigosos, utilizados em certos produtos comerciais, principalmente em materiais de construção). Este tipo de carcinoma é geralmente encontrado em camadas externas dos pulmões, pois é causado pela inalação da poeira de amianto – quando produtos contendo amianto são quebrados, eles liberam uma poeira altamente cancerígena. Outros locais onde o carcinoma pode aparecer são os rins, peito, pulmões, cólon e próstata.

Para evitar este tipo de câncer, evite a exposição prolongada e desprotegida à luz solar e aprenda a reconhecer sinais de câncer de pele. Além disso, evite o contato com o amianto e retire-o do seu ambiente imediatamente.

Tipos de Câncer

Carcinoma do seio (Câncer de Mama)

2. Leucemia

Você também pode conhecê-la como “câncer do sangue”, pois ela tem sua origem na medula óssea, onde o sangue é produzido. As células do sangue afetadas são os glóbulos brancos, que são produzidos de forma incontrolável. Existem 4 tipos principais de leucemia:

Leucemia crônica: Começa como assintomática, mas piora com o tempo.

Leucemia aguda: Um rápido aumento na produção de células brancas do sangue.

Leucemia linfoblástica: A leucemia afeta a parte da medula que produz linfócitos – um tipo de glóbulos brancos.

Leucemia mielóide: A leucemia afeta a parte da medula, que produz as células vermelhas do sangue, bem como algumas células brancas pequenas.

A prevenção da leucemia é feita evitando fontes de radiação e produtos químicos tais como o benzeno (que é produzido principalmente pela queima de gasolina e pela fumaça do cigarro).

Tipos de Câncer

3. Sarcoma

Este é um tipo de tumor maligno que aparece no tecido conjuntivo ou em outros tecidos não-epiteliais. Tecidos não-epiteliais são aqueles que cobrem uma superfície ou revestem uma cavidade. Eles são mais comuns nos ossos, tendões, músculos, cartilagem, nervos, gordura e vasos sanguíneos nos braços e pernas.

O sarcoma é frequentemente hereditário. Se a sua família tem um histórico de sarcoma, é importante estar ciente de que você está em risco e prestar atenção a qualquer sinal que possa indicar que você tenha contraído a doença. Se perceber um inchaço em seu corpo que está crescendo rapidamente, principalmente nos braços ou pernas, ou se estiver apresentando dores de estômago que estão piorando ao longo do tempo, consulte o seu médico assim que possível.

Tipos de Câncer

Sarcoma de tecido muscular

4. Linfoma

O câncer linfático é um grupo de células cancerosas que se desenvolvem a partir de células no sangue. Há uma abundância de sub-categorias, mas os dois tipos principais são Hodgkin e não-Hodgkin. O linfoma de Hodgkin desenvolve-se a partir de células brancas do sangue chamadas linfócitos e é um dos tipos de câncer mais fáceis de curar. O linfoma não-Hodgkin geralmente aparece nos gânglios e tecidos linfáticos. Médicos tomam muito cuidado para diferenciar entre estes dois tipos porque o tratamento é diferente para cada um. O câncer linfático tem certas variáveis, tais como a idade do paciente, a fase de linfoma, e se metastiza para os órgãos internos ou para fora do sistema linfático.

A maioria dos casos de linfoma não podem ser evitados, porque nós ainda não entendemos completamente o que lhes provoca. Pode ser causado pela exposição a radiação, mas há outras variáveis ​​que parecem estar relacionadas.

O linfoma de Hodgkin pode ser genético e é mais comum em homens do que mulheres. Ele tem correlações com a mononucleose (doença do beijo) e a herpes. Além disso, ele pode aparecer em pessoas que tomam hormônios de crescimento, bem como em pessoas com um sistema imunológico enfraquecido (como pacientes com AIDS). Os sintomas mais comuns incluem inchaço do pescoço, ombros ou no peito, dores de estômago, febre, coceira e vermelhidão na pele, dor lombar, dor e inchaço após o consumo de álcool e perda rápida e extrema de peso.

O linfoma não-Hodgkin se torna mais comum conforme o paciente fica mais velho e também parece surgir mais em homens do que em mulheres. É muitas vezes causado pela exposição a fertilizantes, cola industrial, e produtos químicos relacionados com a indústria da borracha. É mais provável que ocorra em pessoas com um sistema imunológico fraco. Os sintomas mais comuns são tosse e falta de ar, inchaço no pescoço, axilas ou virilhas, letargia extrema, coceira e vermelhidão na pele, suores noturnos, dores de estômago, dor nas costas, e perda de peso súbita e extrema.

Tipos de Câncer

Além de conhecer os quatro principais tipos de câncer, métodos de prevenção e sintomas, clique aqui para também aprender como diagnosticar os tipos mais comuns de câncer em casa. São exames fáceis que você pode fazer na privacidade da sua própria casa e possivelmente evitar muito sofrimento. Lembre-se: a sua saúde é coisa séria!

Fonte das imagens: Wikicommons, Gabriel Caponetti

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: