Razões para comer chicória regularmente, “Emagrece e Previne Doenças”
27 de outubro de 2019

O alimento é rico em nutrientes – vitaminas, fibras, proteínas, carboidratos, potássio, cálcio, ferro e magnésio

Quer ter uma alimentação equilibrada? Você precisa fazer pratos coloridos (no mínimo cinco cores) em todas as refeições e as saladas podem te ajudar nessa “missão”. Uma opção de ingrediente é a chicória. Essa hortaliça é rica em nutrientes – vitaminas, fibras, proteínas, carboidratos, potássio, cálcio, ferro e magnésio.

Taeq preparou uma lista com os benefícios de consumir essa hortaliça regularmente. Confira:

CHICÓRIA

1- Elimina toxinas do organismo:  a chicória é aliada do bom funcionamento do fígado e dos rins. Ela atua na eliminação de toxinas do fígado e tem efeito diurético, o que melhora o funcionamento dos rins.

2- Combate o estresse e a ansiedade: esse alimento tem efeito sedativo, aliviando o estresse e a ansiedade.

3- Melhora o funcionamento do intestino: a presença das fibras em sua composição ajuda em todo processo digestivo e ainda combate a prisão de ventre.

4- Previne doenças: a chicória, por ser rica em antioxidantes, baixa os níveis de colesterol ruim e diminui os riscos de infarto, hipertensão e AVC.

5- Aliada do emagrecimento: a presença das fibras também aumentam a sensação de saciedade e evitam a compulsão alimentar, pois ao consumir a pessoa se sente satisfeito mais “rápido”. Além disso, a chicória é um alimento pouco calórico.

6- Reduzi dores causadas por doenças articulares: as propriedades anti-inflamatórias, musculares e até ósseas. A chicória diminui as dores da artrite e da osteoartrite.

7- Xô azia: esse alimento combate à indigestão e à azia, pois tem inulina em sua composição (essa substância reduz a acidez do estômago).

8- Aliada da beleza: a presença das vitaminas e minerais melhora a aparência da pele e dos cabelos, deixando-os mais viçosos e saudáveis.

9- Amiga dos marombeiros e esportistas de plantão:
 a chicória tem ação anti-inflamatória que aliada com a vitamina C protege e preserva músculos, tendões, ligamentos e articulações.

10- Saúde em dia: o alimento combate as doenças oportunistas e infecciosas graças a presença de antioxidante, vitamina c e ação antibacteriana.

Fonte: IBAHIA