Rachaduras nos pés: conheças causas e tratamentos do problema
18 de agosto de 2015

Tamanha costuma ser a nossa preocupação com a estética e com dietas que, muitas vezes, acabamos por esquecer dos cuidados com uma parte do corpo que nos ajuda muito a manter toda a estrutura equilibrada: os pés. Com frequência, se ouvem reclamações, principalmente, relacionadas a rachaduras nos pés.

Rachaduras nos pés indicam problemas

As rachaduras nos pés são um indicativo de que podemos estar negligenciando os cuidadoscom eles, o que é ruim não apenas por aspectos relacionados à aparência, já que tal condição torna a saúde dos pés mais vulnerável.

rachaduras nos pés

É importante, realmente, ter ciência de que a falta de cuidado com as rachaduras nos pés pode levar a complicações mais sérias, incômodas e desagradáveis. Conhecer as causas do problema e tratamentos possíveis é sempre a melhor forma de prevenção das rachaduras nos pés.

Como surgem as rachaduras nos pés

Para entender melhor como surgem as rachaduras nos pés, torna-se necessário entender que a nossa pele é formada por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme.

A epiderme corresponde à camada externa. No caso dos pés, quando esta camada sofre alguma agressão por fatores externos, como o ressecamento ou o atrito com calçados, ocorre o acúmulo de queratose, a qual é resultado de uma reação de engrossamento.

Esta reação é comum em razão de uma defesa natural, que possui o objetivo de proteger as camadas internas da pele contra a ação de fatores externos. É aí que surge o problema dasrachaduras nos pés, que são decorrentes do aparecimento de fissuras na pele, principalmente no calcanhar, mas também em outras partes do pé.

Causas das rachaduras nos pés

Dentre as principais causas das rachaduras nos pés, além dos fatores externos já citados, estão as agressões químicas, as alterações climáticas, a psoríase, os defeitos ortopédicos, o diabetes, as doenças vasculares, a hereditariedade, a obesidade, as micoses, os maus hábitos alimentares, os problemas hormonais, a idade e o hábito de andar descalço, dentre outros.

Complicações das rachaduras nos pés

As rachaduras nos pés podem sangrar e, às vezes, podem atingir os nervos localizados na região da derme, causando uma sensação de muita dor. Caso não sejam tomados os devidos cuidados em tratamento, existe a possibilidade da contaminação no local por bactérias.

O resultado disso seria o aparecimento de doenças comuns nos membros inferiores como, por exemplo, a erisipela. Por esta razão, é indicado que se tenha um cuidado especial com relação àsrachaduras nos pés, evitando que qualquer tipo de complicação originada nelas possa ocorrer.

Solução contra as rachaduras nos pés

Em casos de maior gravidade, o tratamento para rachaduras nos pés deverá contar a orientação de um dermatologista, que irá avaliar a terapêutica mais adequada. Em casos mais simples, até mesmo uma hidratação em casa poderá ser indicada como solução definitiva para o problema.

Já entre os cremes mais indicados para as rachaduras nos pés, estão os umectantes, à base de vaselina ou lanolina. Em alguns casos, podem ser utilizados cremes com ureia, os quais ajudam a remover a camada de células mortas da pele.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: