“Rachadura” na Ponte Rio Niterói é necessária?
23 de maio de 2017

Esta semana começou a aparecer fotos de uma rachadura na ponte Rio-Niterói nas redes sociais e todos ficaram perplexos com a possibilidade de um acidente grave acontecer devido a gravidade dessa rachadura.

Alguns especialistas dizem que a rachadura é necessária pois mantém o equilíbrio da ponte e diminui a tensão provocada pela extensão que a ponte possui em relação a cidade de Niterói e a cidade do Rio de Janeiro, mas será que isso é verdade? Será que essa rachadura realmente é necessária, ou isso é só uma manobra dos responsáveis para tentar cobrir um problema sério que pode estar surgindo bem em frente aos nossos olhos?

De acordo com uma matéria publicada no G1 e no Extra o engenheiro da concessionária CCR Ponte disse que a rachadura é “necessária”, Será??

A concessionária CCR Ponte, que administra a obra, informou que toda ponte de grandes dimensões tem esse vão, que acomoda a movimentação da estrutura em função das variações térmicas. A abertura serve para impedir fissuras nas lajes e vigas.

Veja a nota da CCR Ponte na íntegra:
Uma foto está sendo postada nas redes sociais mostrando uma junta de dilatação na Ponte Rio-Niterói, que vem sendo confundida com uma rachadura.

A CCR Ponte esclarece que esta abertura é necessária e consiste em uma separação física entre as duas partes de uma estrutura, para que estas possam se movimentar sem transmitir esforços entre si.

Toda ponte de grandes dimensões precisa deste tipo de abertura para acomodar a movimentação da estrutura em função das variações térmicas, evitando tensões indesejáveis, o que poderia ocasionar fissuras nas lajes e vigas.

Existem várias juntas como esta ao longo da Ponte Rio-Niterói. No trecho sobre o mar, essas aberturas ocorrem a cada 400 metros, em sua maior parte, e têm cerca de 13 centímetros de abertura. Nos acessos Rio e Niterói, ocorrem a cada 30 metros, aproximadamente, e têm cerca de três centímetros de abertura.