PREFEITURA DE SEROPÉDICA REALIZA AÇÕES PREVENTIVAS DE SAÚDE
18 de fevereiro de 2016

Secretaria de Saúde realiza palestras sobre Gravidez na Adolescência e Aleitamento Materno

 Na atual administração, a Prefeitura de Seropédica vem adotando um novo formato de atuação no que se refere às ações direcionadas a Saúde do município, além de prover aos munícipes a estrutura necessária para a realização dos atendimentos, e também os medicamentos necessários aos tratamentos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), também está atuando de maneira preventiva, conscientizando a população sobre diversos temas que estão em evidência na atualidade ou que sejam característicos da região específica. “Ampliar as ações com foco na prevenção, seja em qualquer área de atuação, é a visão de nossa administração. Atuar na prevenção nos garante maior efetividade nas ações, além de diminuir os custos”, garante o prefeito Alcir Martinazzo.

Desde o mês de janeiro a SMSDC vem realizando palestras e eventos com foco direcionado às doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como a dengue, a febre chincungunya e o zika vírus, porém, de acordo com o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr.º César Cilento, estes não são os únicos assuntos abordados pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Seropédica, ele destacou que nesta semana, por exemplo, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Peixoto, que é coordenada pela enfermeira Julinéia Santos, realizou o evento “Hora da Mamãe”, que consistiu em conscientizar gestantes e mulheres de “deram à luz” recentemente, a respeito da gravidez na adolescência, dos cuidados com o bebê e, da importância do aleitamento materno.

 Para conseguirmos eficácia na prevenção às doenças, é preciso que os Agentes Comunitários de Saúde estejam engajados ao objetivo da Prefeitura no que diz respeito à Saúde, por isso, os ACS são muito importantes nesse processo, nossos agentes trabalham de maneira eficaz, conscientizando a população e detectando problemas em estágio inicial, que são passados aos enfermeiros, dentistas e médicos da Estratégia de Saúde da Família, que a partir de então atuam na resolução de cada caso”, afirma o Dr. César Cilento, que destaca a importância dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na realização do trabalho de prevenção.

Temos equipes de Saúde preparadas e empenhadas para ajudarem a comunidade a qual estão inseridas, o Programa de Estratégia de Saúde da Família é muito importante para Seropédica, e está em plena atividade, a Estratégia de Saúde da Família lida com questões características do local onde cada equipe atua, prevenindo e minimizando problemas no município através de atividades realizadas em cada bairro, especificamente. Conscientizando a população podemos prevenir diversos males, além de tornarmos o combate a diversas doenças mais eficaz, pois poderemos contar com o apoio da população”, ressalta o prefeito Martinazzo.

hm hm3

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: