PREFEITURA DE SEROPÉDICA PLANEJA INVESTIR NO TURISMO RURAL
21 de março de 2016

Projeto ‘Seropédica Rural’ prevê utilização do bairro Incra como polo de Turismo

 Na última sexta-feira (18) a Prefeitura de Seropédica realizou no bairro Incra, em parceria com outras instituições, mais uma reunião para dar seguimento ao plano estratégico de desenvolvimento “Seropédica Cidade Sustentável – Um Olhar para o Futuro”, que prevê, entre outras coisas, a revitalização do bairro e a transformação da localidade em um polo de Turismo Rural através do projeto ‘Seropédica Rural’.

A administração municipal foi representada pelas secretarias municipais de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Smpds) e de Ambiente e Agronegócios (Semama). Representaram o prefeito Alcir Martinazzo os secretários Fábio Cavalcante e Ademar Quintella, ambos representando cada repartição, respectivamente, participou também o Vereador Oscar Goulart.

O foco desa iniciativa é estimular o desenvolvimento do bairro como um local de turismo agroecológico, com incentivo ao turismo rural através do resgate da identidade agropastoril de Seropédica, privilegiando a produção orgânica, os eventos gastronômicos, a hotelaria rural, o polo de bebidas artesanais, que já existe no bairro, entre outros atrativos que planejamos criar. Estamos ampliando nosso apoio aos produtores rurais de Seropédica, vendo a produção rural de uma forma nunca antes vista, vislumbrando os benefícios que essa atividade pode proporcionar ao município, desde que seja desenvolvida da maneira correta, e apoiada por instituições competentes”, destacou o prefeito Martinazzo.

O plano estratégico em questão foi idealizado pelo Deputado Federal Wilson Beserra enquanto foi secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica, e consiste em abordar a cidade como um todo, destacando questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e de saúde na busca pelo desenvolvimento de cada região, de acordo com sua respectiva vocação.

A concepção do projeto ‘Seropédica Rural’ visa incentivar a agricultura familiar, agregando valor a este tipo de produção e direcionando esses produtos para a gastronomia através de pequenas indústrias locais. Além disso, o plano estratégico ‘Seropédica Cidade Sustentável – Um Olhar Para o Futuro’ prevê a transformação do bairro em um ambiente favorável ao turismo rural. Esse projeto vai de encontro ao desenvolvimento social e humano dos moradores do bairro, e como Deputado Federal, darei apoio intermediando a relação entre Governo Federal, através do Ministério do Turismo, e a Prefeitura de Seropédica”, ressaltou o deputado Wilson Beserra, que também participou da reunião.

Instituições como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Seropédica (Aciaps), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) participaram do debate, que foi realizado por um grupo de estudos já formado com representantes de todas as instituições, que participam de  reuniões periódicas.

Também participaram da reunião a representante da Emater, Patrícia Santos, a representante da UFRuralRJ, Tânia Aparecida,  e os subsecretários Adriano Amaral (Indústria e Comércio), Elineu de Souza (Agronegócios) e Luzemir Ramalho (Transportes).

As constatações das possibilidades vocacionais do bairro, reconhecidas através dos estudos que vêm sendo realizados pelas instituições que participam do projeto, serão direcionadas ao Ministério do Turismo visando à captação de recursos que auxiliarão a implantação e o desenvolvimento do projeto.

DSC_0044DSC_0046DSC_0004 DSC_0006 DSC_0008 DSC_0015 DSC_0018 DSC_0024 DSC_0027 DSC_0029 DSC_0031 DSC_0035 DSC_0041 DSC_0046 DSC_0048 DSC_0049 DSC_0052

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: