PREFEITURA DE SEROPÉDICA INVESTINDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
10 de abril de 2014

Apesar dos esforços realizados pela Prefeitura de Seropédica em prol da Educação, sobretudo no ensino médio e profissionalizante, a Educação Infantil também é vista pela entidade como um fator extremamente importante, pois afeta diretamente ao desenvolvimento motor, intelectual e social da criança.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) busca qualificar os profissionais da esfera educacional através de palestras, cursos, seminários ou mesmo do auxílio para a realização de cursos de graduação ou pós-graduação.

Durante a manhã desta quinta-feira (10) o CMEI Hemetério Fernandes do Rêgo promoveu uma peça teatral baseada em histórias descritas nos livros didáticos, trata-se do “Projeto Contação de Histórias”, que têm em seus conceitos primordiais incitar nos alunos o gosto pela leitura e o bom comportamento, esse tipo de atividade também requer a participação dos alunos, no intuito de desinibi-los quanto às atividades em grupo.

Os CMEI’s (Centros Municipais de Educação Infantil) abrigam as crianças por tempo integral, possibilitando que seus responsáveis tenham acesso ao mercado de trabalho, não tendo a necessidade de disponibilizarem terceiros para cuidarem de seus filhos durante o período em que exercem suas atividades profissionais.

Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Lúcia Baroni, a arte tem o poder expressivo de representar ideias através de linguagens particulares, como a literatura, a dança, a música, o teatro, a fotografia, o desenho, a pintura, entre outras formas de expressão. A Secretária também citou que ensinar arte nas escolas torna-se importante para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois o conhecimento em artes amplia as possibilidades de compreensão e colabora para o melhor entendimento dos conteúdos estudados em sala de aula.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), no artigo 26, inciso 2º, dispõe que – o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. Sentimos a necessidade de desenvolver com nossas crianças projetos que lhe deem oportunidades de construírem, criarem, imaginarem e fantasiarem através de expressões artísticas, dessa forma estaremos extraindo o máximo de suas aptidões”, afirmou o Prefeito Martinazzo.

23456

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: