PREFEITURA DE SEROPÉDICA E VOTORANTIM INVESTINDO NO ESPORTE
21 de maio de 2014

A Prefeitura de Seropédica busca junto às empresas instaladas no município algumas contribuições sociais geralmente concebidas através de projetos que envolvam a população, sobretudo os mais jovens.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), em parceria com a Votorantim e o instituto Dagaz (Volta Redonda), que dá nome ao projeto, Rugby Dagaz, estará colocando em vigor mais um dentre os inúmeros projetos aos quais a Prefeitura de Seropédica pretende implementar.

O campo do Esperança Futebol Clube, no bairro Fazenda Caxias, será o local onde acontecerão os treinos do projeto, a parceria visa popularizar no município a modalidade esportiva Rugby, que é atualmente uma modalidade olímpica. O projeto tem o estímulo da Lei de Incentivo ao Esporte (11.438/2006) do Governo Federal.

O Rugby é um esporte semelhante ao Futebol Americano. As regras do esporte variaram muito ao longo do tempo, até 1846, por exemplo, um try (que era chamado de touchdown, como no Futebol Americano atual) não valia ponto algum, o único modo de pontuar consistia em chutar a bola entre os postes. O termo try (em inglês) significa tentar chutar livremente a bola à meta.

O ato de correr com a bola nas mãos foi formalizado em 1846, mais tarde, em 1863, realizou-se uma nova reunião para proibir algumas práticas, como chutar adversários (hacking), e fazê-los tropeçar (tripping), fazendo com que a modalidade se tornasse mais segura. A contagem de pontos foi instituída apenas em 1889, anteriormente eram contabilizados apenas o try e os chutes separadamente. Em 1892 a bola oval (semelhante ao Futebol Americano) foi oficializada.

Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Lúcia Baroni, inicialmente o projeto será implantado em três unidades municipais de ensino, E. M. Promotor de Justiça Dr.º André Luiz M. M. Peres, E. M. Prof.º Ydérzio Luiz Viana e E. M. Prof.ª Racy Ribeiro Morandi.

A faixa etária inicial é a partir dos 10 anos de idade e a Prefeitura proporcionará todos os equipamentos necessários à prática do esporte, as aulas acontecerão às terças e quintas no contraturno escolar.

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração do projeto o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Oscar Goulart, e o Subsecretário de Esporte do município, Alexandre Rafael.

“Essa é mais uma medida socioeducativa acatada por nosso governo, através do Esporte os jovens podem direcionar sua atenção a atividades positivas durante o período em que não se encontram em sala de aula, além disso, o Rugby é um esporte olímpico pouco difundido no Brasil, essa parceria ajudará a popularizar essa modalidade e incitar o surgimento de futuros atletas”, declarou o Prefeito Martinazzo.

234567

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: