Prefeitura busca enfatizar legado das Olimpíadas entre estudantes e população
16 de junho de 2016

A Prefeitura de Seropédica, visando difundir o legado das Olimpíadas e as modalidades esportivas entre os estudantes da rede municipal de Educação, realizou através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), sob coordenação de uma comissão especial, o 1º Congresso Técnico sobre os Jogos Olímpicos Estudantis de Seropédica. A iniciativa busca debater todos os procedimentos e ajustes referentes à organização das “Olimpíadas Municipais”.

“A importância do Esporte vai além dos benefícios físicos, a prática esportiva também resulta em benefícios sociais, sem contar o valor simbólico do Esporte, que no caso das Olimpíadas representa, entre outras coisas, à paz entre as nações. Através dos Jogos Olímpicos Estudantis poderemos incitar em nossos alunos valores positivos inerentes ao Esporte, além de atentarmos toda população a respeito dos legados social, estrutural e econômico dos Jogos Olímpicos para o Rio de Janeiro e o Brasil”, enfatiza o prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo.

De acordo com a subsecretária de Esporte Suelen Soares, que faz parte da comissão coordenadora, o projeto para a realização da 1ª edição dos Jogos Olímpicos Estudantis de Seropédica é um marco histórico, e que terá grande repercussão dentro e fora do município. “Temos debatido sobre estratégias de organização e de promoção do evento, além de buscarmos incitar o envolvimento dos estudantes e da população nesta ação esportiva. Nesta quinta-feira (16) teremos um novo encontro para debater mais uma vez o tema”, comentou.

Além da subsecretária de Esporte, a comissão de coordenação das “Olimpíadas Municipais” também é composta pelo diretor de Esporte Carlos Eduardo, pelo supervisor de Projetos Flávio Moreira, pela subsecretária de Cultura Nádia Alvarez, além de representantes das Unidades Escolares que irão participar dos Jogos Olímpicos Estudantis.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Lúcia Baroni, tem participado das reuniões da comissão, e relata a importância da tríplice composta por Educação, Cultura e Esporte. “Com as Olimpíadas Municipais estamos reforçando a ideia de que o esporte não é um apêndice da educação, trata-se de uma peça fundamental, pois eleva a autoestima, a capacidade de trabalhar em equipe, o espírito de solidariedade e fraternidade, além da disciplina. Buscamos incentivar e valorizar o esporte em Seropédica. A primeira ‘Olimpíada’ Municipal de Seropédica vai movimentar os alunos das redes privada e municipal de Educação. Queremos que todos entrem no clima das Olimpíadas 2016”, informou.

Os Jogos Olímpicos Estudantis de Seropédica acontecerão no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ) entre os dias 11 a 22 de julho, tendo como modalidades esportivas o Voleibol, o Futebol de Salão (futsal), o Basquetebol, o Futebol Society, o Handebol e o Taekwondo. As equipes vencedoras serão premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com as classificações.

“Esse projeto é uma de nossas ações para que a cidade entre no clima olímpico e perceba a importância do esporte na vida das nossas crianças e adolescentes. É importante lembrar a simbologia das Olimpíadas, que simboliza, entre outras coisas, a paz entre os povos. Já estamos com a tabela dos jogos pronta e tudo está organizado para iniciarmos a competição”, afirma a secretária Lúcia Baroni.

Por: HUDSON GLORIA

jogos estudantis

Ao centro, secretária Lúcia Baroni (vermelho) e subsecretária Suelen Soares durante abertura dos Jogos Estudantis 2015.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: