Por que os católicos usam a imagem de Jesus crucificado se Jesus ressucitou ao 3° dia?
16 de dezembro de 2019
Cristo Crucificado - Pintura de Diego Velázquez

Cristo Crucificado – Pintura de Diego Velázquez

A imagem de Jesus Crucificado é o símbolo máximo do cristianismo. Ela relembra o sofrimento e a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo pela salvação da humanidade. O símbolo de maior vergonha no tempo de Cristo tornou-se símbolo de vida e salvação para todos os que receberem Jesus como Senhor e Salvador. Vamos conhecer melhor.

O texto sobre a cruz

Toda imagem de Jesus crucificado tem um texto colocado na parte superior da cruz, sobre a cabeça de Jesus, conforme nos relata o Evangelista João: “Pilatos redigiu também uma inscrição e a fixou por cima da cruz. Nela estava escrito: Jesus de Nazaré, rei dos judeus.” (Jo 19, 19). A inscrição foi escrita em Hebraico, Latim e Grego porque os povos que circulavam por Jerusalém naquela época falavam, pelo menos, uma dessa línguas. Na maioria das vezes vemos as iniciais INRI sobre a cruz. São as iniciais da inscrição em Latim: Iesus Nazarenus Rex Iudeorum (Jesus Nazareno Rei dos Judeus).

Jesus pregado na cruz

Jesus pregado na cruz nos lembra a doação máxima que Cristo fez por nós, entregando sua própria vida pela nossa salvação. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos”. (Jo 15,13) A cruz, por isso, é o símbolo maior da salvação da humanidade. Não há salvação sem cruz.

Os cravos

Os cravos que prendem Jesus à cruz nos lembram suas chagas benditas, pelas quais fomos curados. Esta forma de tortura e morte usada pelos romanos era das mais cruéis. Fazia com que os condenados sofressem dores horrendas antes de morrer. A morte na cruz era uma morte extremamente dolorosa e angustiante. Alguns condenados ficavam dias sofrendo e agonizando na cruz. Jesus morreu nos mesmo dia em que foi crucificado por causa dos açoites que recebeu e da grande perda de sangue que teve em consequência desses açoites. A morte na cruz se dava, na maioria das vezes, por asfixia, quando o condenado não conseguia mais sustentar seu corpo sobre as pernas para respirar.

A chaga do lado direito de Cristo

A chaga do lado direito do corpo de Jesus nos lembra a cena descrita pelo evangelista João, segundo a qual um soldado romano perfurou o lado de Jesus para certificar-se de que Ele já estava morto: “mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água”. (Jo 19,34) O sangue é o símbolo da salvação que nos foi dada por Jesus. A água é o símbolo do Espírito Santo, que jorra do coração de Jesus. Nós não o receberíamos se Jesus não tivesse morrido na cruz por cada um de nós.

Oração a Jesus crucificado

“Eis-me aqui, meu bom e dulcíssimo Jesus! Humildemente prostrado em vossa presença vos peço e suplico com todo fervor de minha alma, que vos digneis gravar no meu coração os mais vivos sentimentos de fé, esperança e caridade e de verdadeiro arrependimento de meus pecados, e firme propósito de emendar-me. Em espírito contemplo com grande afeto e dor, as vossa cinco chagas, tendo presentes as palavras que já o profeta Davi punha em vossa boca, bom Jesus: Transpassaram as minhas mãos e os meus pés e contaram todos os meus ossos.”

Fonte: Cruz Terra Santa