Por que 29 de fevereiro? Veja curiosidades deste “dia extra”
29 de fevereiro de 2020

Um ano bissexto é quando um dia extra é adicionado ao final de fevereiro a cada quatro anos. Isso todos sabemos desde a escola, mas porque isso acontece? 

A explicação disso está na astronomia. A órbita completa da Terra em torno do Sol leva exatamente 365 dias e seis horas. Essas seis horas adicionais, quando somadas, completam as vinte quatro horas que dão origem ao dia extra a cada quatro anos. Essa medida foi adotada para manter nossos relógios e calendários em sincronia com o movimento de translação da Terra e suas estações.

Mas por que fevereiro foi o “premiado” no calendário? Culpa do imperador romano César Augusto. Originalmente, fevereiro tinha 29 dias e ganharia o dia 30 a cada quatro anos. Porém, o imperador quis que o oitavo mês tivesse o nome em sua homenagem, agosto. Mas agosto tinha um dia a menos que o mês de julho, que homenageava o seu predecessor Júlio César. Para que agosto tivesse os mesmos 31 dias, retirou-se o 29º dia do mês de fevereiro.

Dia de pedir a mão

Uma costume do Século V, na Irlanda, propunha que as mulheres usassem o 29º dia de fevereiro para se declarar e pedir seus pretendentes em casamento. Era a única chance a cada quatro anos para conseguir tal feito. 

Existe uma teoria que na Escócia do século XIII, a rainha Margarida transformou o costume em lei, porém o fato nunca foi comprovado. Segundo a história, todas as mulheres solteiras tinham a liberdade de fazer pedidos em 29 de fevereiro. O homem que recusasse a proposta teria de pagar multa.

Afinal, quem nasce nesse dia comemora quando?

As chances de alguém nascer em 29 de fevereiro são de uma em 1461, mas são bem comuns. Os “saltadores”, como são conhecidos pelo mundo, escolhem entre o dia 28 de fevereiro e 1º de março para comemorar o aniversário. Alguns sugerem que se a pessoa nasceu antes do meio dia, que comemore no dia anterior. Caso tenha nascido no período da tarde ou noite, a festa fica para o dia 1º. Cerca de 4,1 milhões de pessoas no mundo nasceram no dia 29. 

Entre as pessoas famosas que nasceram nesta data estão o rapper Ja Rule e o papa Paulo 3º, do século XVI.

Rapper Ja Rule nasceu em um 29 de fevereiro
 
Rapper Ja Rule nasceu em um 29 de fevereiro

Foto: Anderson Borde / AgNews

 

Feriado? Por que não?

Um movimento de trabalhadores na Inglaterra pede que o dia 29 de fevereiro seja um dia livre de trabalho. A explicação seria de que eles trabalham de graça neste dia, baseado num contrato em que o salário é baseado em valores anuais. Mesmo não sendo oficialmente uma folga, a data é comemorada na cidade de Anthony, nos Estados Unidos. Um festival de quatro dias celebra o 29 de fevereiro, incluindo uma grande festa de aniversário para os bebês nascidos no dia.

Cidade de Anthony, no Texas, se considera a capital mundial do ano bissexto
 
 
Cidade de Anthony, no Texas, se considera a capital mundial do ano bissexto

Foto: Twitter / Reprodução

Todo ano é bissexto?

Coincidência ou não, desde 1896 que as Olimpíadas acontecem em ano bissexto. Com uma exceção: o ano de 1900. Anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400 (1700, 1800, 1900) não ganham o dia extra para ajudar o calendário a continuar sempre ajustado com o movimento de translação.

Entre os outros eventos que acontecem em anos bissextos estão as eleições presidenciais nos Estados Unidos e municipais no Brasil. Também é celebrado o dia das doenças raras no dia 29.