Polícia Civil resgata 500 animais que serviriam para rituais religiosos e alimentação – RJ
12 de janeiro de 2017

Agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) resgataram cerca de 500 animais que viviam em condições precárias numa loja em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Galinhas, coelhos e cabras estavam amontoados sem condições adequadas de alimentação e higiene. Segundo os policiais, animais vivos conviviam com carcaças em espaços minúsculos.

Os animais eram vendidos principalmente para rituais religiosos, bem como para a alimentação. Numa das piores situações encontradas pelos agentes foi de uma das galinhas que estava com uma corda no pé quase necrosando. Além disso, galinhas ficavam misturada com coelhos vivos e mortos. Muitos dos animais estavam ofegantes por causa do extremo calor e, no local, não havia água limpa disponível.

Ainda segundo agentes que participaram da operação, os animais estavam bastante assustados. Os galos ficavam em locais tão pequenos que não conseguiam ficar de pé, enquanto os bodes e cabras precisavam ficar em cima do comedouro por falta de espaço.

A operação foi fruto de uma denúncia feita à DPMA. O proprietário da loja Toca dos bichos, Cristiano de Azevedo Fernandes, pode ser condenado a detenção de três meses a um ano e multa por cometer crime ambiental (Artigos 32 e 60 da lei 9.605/98). Os animais foram levados para santuários.

Fonte Jornal Extra