PF apura plano para retirada de animais de órgãos federais; instituições são investigadas
2 de novembro de 2013

A partir de suspeitas de que ativistas planejavam invadir laboratórios federais que mantêm animais, a Polícia Federal abriu inquéritos para investigar denúncias de maus-tratos às cobaias.
Na quarta-feira, a polícia fará uma perícia UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e na Embrapa Agrobiologia (ambas em Seropédica, a 70 km do Rio).

O caso começou na semana passada, quando ativistas convocaram uma manifestação para quinta-feira em frente às instituições, às margens da rodovia BR-465.

O ato seria contra a técnica chamada “vivissecção”, operação feita em animal vivo para estudo ou experimentação, permitida no país.

Temendo episódio semelhante ao do Instituto Royal, em São Roque (SP), a universidade procurou a PF, que inicialmente abriu investigação sobre a ação dos ativistas.
O laboratório do instituto foi invadido no último dia 18 por manifestantes, que retiraram 178 cães do local.

Chamados para prestar esclarecimentos, três ativistas fizeram denúncias contra a universidade e a Embrapa.

Segundo eles, a UFRRJ tem um laboratório de testes com cães da raça beagle.

O protesto foi pacífico e reuniu 15 pessoas.

OUTRO LADO

Em nota, a universidade confirmou que mantém um laboratório com beagles em seu Instituto de Veterinária.

As pesquisas, informou, são para o desenvolvimento e teste de produtos veterinários para o controle de pulgas, carrapatos e vermes em cães e gatos.

Os medicamentos, esclareceu a universidade, são testados “in vitro” antes de serem aplicados nos animais.

Também por meio de nota, a Embrapa informou que “não realiza experimentação ou pesquisa com animais para testes de cosméticos ou correlatos de uso tópico e não pratica e nem estimula a vivissecção”.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta semana mostrou que 66% dos paulistanos apoiam a utilização de ratos como cobaias.

Porém, apenas 29% são favoráveis ao uso de cães em pesquisas científicas para o desenvolvimento de medicamentos e tratamentos para seres humanos. Foram entrevistadas 690 pessoas no dia 25 de outubro.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/11/1365963-pf-apura-plano-para-retirada-de-animais-de-orgaos-federais-instituicoes-sao-investigadas.shtml

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: