Na manhã de Domingo (20/07), vinte e cinco pessoas entre Jovens e adultos receberam o sacramento da Crisma na Igreja Imaculada Conceição da Paroquia Maria Mãe da Igreja, em Seropédica, após realizarem cerca de um ano de aulas de catequese e se prepararem para o momento de serem crismados.

A cerimônia, que aconteceu no final de semana do 16º Domingo Comum, foi celebrada pelo Bispo Dom José Ubiratan e pelo Padre Jefferson Silva de Oliveira. Na ocasião, vinte cinco pessoas entre jovens e adultos receberam o sacramento diante de familiares e da comunidade Seropedicense.

A tradição começou nos primórdios, no início da Igreja, quando os adultos aderiram à fé católica e foram instruídos por etapas para receber os sacramentos. Também os ritos de iniciação e introdução à comunidade de fé, a Igreja. “A cerimônia de Crisma deste Domingo tem essa inspiração, recuperar a fé cristã, que foi uma necessidade no passado e que continua sendo necessário”, frisou o Bispo José Ubiratan

Segundo a doutrina da Igreja Católica a Crisma ou a Confirmação é um sacramento da Igreja Católica em que o fiel recebe através da ação do bispo uma unção com a Crisma (óleo). Trata-se de um rito em que o ministro impõe as mãos sobre os confirmandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo. Consiste na confirmação do Batismo pelo Espírito Santo, na qual o fiel crismando é enviado ao mundo para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras.

A Igreja afirma que a celebração deste sacramento resulta a efusão especial do Espírito Santo, como outorgado antigamente aos apóstolos por ocasião do Pentecostes, o aprofundamento e crescimento da graça batismal e do sentido da filiação divina, une o crismando mais solidamente a Cristo, aumenta os dons do Espírito Santo, torna mais perfeita a sua vinculação com a Igreja e concede uma especial graça para testemunhar a fé. A doutrina sobre este sacramento afirma que ele imprime “caráter”, como que se deixasse na alma um selo ou marca indelével que vincula o crismando como se fosse uma “propriedade” de Cristo. Para que o jovem receba este sacramento ele deve ter 15 anos ou mais.

234567