PALESTRA PARA REPRESENTANTES DOS CONSELHOS ESCOLARES EM SEROPÉDICA
3 de novembro de 2015
PREFEITURA DE SEROPÉDICA PROMOVE PALESTRA PARA REPRESENTANTES DE CONSELHOS ESCOLARES

Os Conselhos Escolares são importantes ferramentas no desenvolvimento do Sistema Municipal Público de Ensino, pois possuem participação de diferentes segmentos da comunidade escolar, o que democratiza e descentraliza os processos decisórios, fazendo com que gestores, professores, funcionários, responsáveis e representantes de outros segmentos exerçam o “controle” social sob a perspectiva da fiscalização, mas, principalmente, no que se refere à proposição de ações.

Na última quinta-feira (29) a Prefeitura de Seropédica, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), propiciou aos profissionais que fazem parte dos Conselhos Escolares que atuam na rede pública municipal de ensino, à possibilidade de se qualificarem profissionalmente para o exercício de suas funções. Com o intuito de orientar, informar e promover o fortalecimento dos Conselhos Escolares, a SMECE promoveu uma palestra com o professor e Dr.º em Política Social, Carlos Alberto Lima de Almeida.

Dentre os assuntos abordados na palestra vale destacar os seguintes temas: Conselho Escolar na CF/88 como mecanismo de democratização; Conselho Escolar da LDB; Funções do Conselho Escolar; Objetivos e atribuições dos Conselheiros Escolares.

Temos que superar desafios e trocar experiências. A parceria da SMECE com os conselheiros escolares faz com que a Educação do Município de Seropédica evolua cada vez mais. Temos a convicção de estar contribuindo para a reflexão e direcionamento dos primeiros passos rumo à construção de novas posturas com vistas a uma gestão de participação e uma educação de qualidade” destacou Lúcia Baroni, secretária de Educação, Cultura e Esporte.

Segundo o prefeito Martinazzo, a Prefeitura de Seropédica apoia e incentiva ações e parcerias que envolvam e estimulem a participação de toda comunidade nas decisões que afetam à comunidade escolar. “Nossa gestão segue os preceitos da democracia. Buscamos sempre ouvir a comunidade e os profissionais de Educação antes de tomarmos decisões, dessa maneira, as ações pela melhoria da qualidade da Educação são sempre mais eficazes, pois vão de encontro às necessidades reais e urgentes de cada comunidade ou unidade escolar. Isso sim é gestão democrática”, afirmou o prefeito.

CONSELHO ESCOLAR PALESTRANTE

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: