Os 10 erros mais comuns dos candidatos em processos seletivos
12 de agosto de 2016

Confira dicas de recrutadores profissionais da Indústria do Petróleo

Mesmo com tanta informação na internet, ainda é muito comum que os candidatos a vagas de emprego ainda cometam os erros abaixo. Esperamos que a lista sirva para refletirmos sobre o porquê de muitas vezes não conseguirmos entrar naquela tão sonhada vaga.

1 – Excesso de informação no currículo – Recrutadores recebem centenas de currículos todos os dias, então se o seu cv não tiver informações claras e objetivas não vamos perder tempo tentando decifrá-lo. Parágrafos enormes e excesso de informações desnecessárias só tornará seu currículo cansativo.

2 – Organize seu currículo – Organize as informações de forma fácil de serem lidas. Se você já tem muitos anos de experiência, dê foco nas últimas 3 experiências. Estruture suas experiências em tópicos de forma objetiva, para que a pessoa que for ler consiga encontrar as informações rapidamente. Isso poupa o tempo do recrutador e te dá mais chances de ter seu cv avaliado.

3 – NÃO Minta – Muitos candidatos colocam informações não verídicas no currículo ou dizem ter conhecimento de coisas que não possuem. Ninguém é obrigado a saber de tudo! Na maioria das vezes estamos buscando alguém que seja capaz de identificar seus gaps e que queiram correr atrás, dessa forma não há necessidade de mentir para conseguir uma vaga.

4 – Idioma – não informe fluência no idioma se você não tem. Caso tenha dificuldades em saber seu nível de conhecimento em qualquer idioma estrangeiro procure um curso de idioma para fazer essa avaliação.

5 – Informações desatualizadas – Acreditem! Tem candidatos que enviam currículo sem telefone ou sem e-mail! Se você quer ser contatado, coloque seus contatos atualizados.

6 – Erros de português –  Revise seu cv para que não contenha erros no idioma que você está usando.  Na hora da entrevista não use gírias,  preste atenção no que está falando.

7 – Estude a vaga – Se você quer muito uma oportunidade, você tem que se preparar. Estude o perfil da empresa na qual você vai participar da entrevista, busque na internet projetos atuais da companhia. Caso saiba quem irá te entrevistar, procure o perfil da pessoa no Linked-in. As empresas gostam de candidatos que buscam se informar.

8 – Saiba se portar – a forma como você se apresenta faz toda a diferença. Como falar, se portar, se vestir, faz parte de sua apresentação pessoal.  Quando for chamado para uma entrevista pense na melhor forma de se vestir, você deve chamar atenção para o seu conteúdo e não para a sua vestimenta.

9 – Saiba falar de você –  É muito importante você conhecer seu perfil profissional, busque perguntas na internet e treine em casa. Saiba falar sobre exemplos de situações efetivas onde você fez a diferença, ou algo diferente que tenha trazido para as empresas nas quais trabalhou, reflita sobre sua carreira. Não responda apenas com “Sim” ou “Não” as perguntas que recrutador fizer, saiba vender seu peixe, mas na medida certa.

10 –  Fuja do clichê – Dê respostas autênticas, existem várias formas de se falar a mesma coisa. Respostas prontas não vai convencer ninguém…

Processo Seletivo

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: