Operação contra fraude de combustíveis termina com cinco presos na Baixada
9 de dezembro de 2019

Investigação constatou que a quadrilha é especializada em fraude eletrônica de bombas medidoras de combustíveis líquidos

A Polícia Civil e o Ministério Público estadual (MPRJ) realizaram, nesta segunda-feira, a Operação Luz, contra suspeitos de fraudarem bombas de postos de gasolina do Rio. Na ação, foram cumpridos quatro mandados de prisão e 13 de busca e apreensão. Conhecido como “Máfia dos Postos”, eles entregam menos combustível do que é registrado nas bombas, que são adulteradas. Um foragido foi encontrado durante a operação e foi preso.

“A operação era pra cumprir cinco mandados de prisão e treze de busca e apreensão. Desses cinco, quatro foram cumpridos. No entanto, um homem foi preso por “esbarrão”. Fomos em uma casa, ele correu, seguimos e vimos que tinha um mandado de prisão pendente”, contou Júlio Noronha Filho, da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD).

Durante as investigações, a DDSD constatou que a quadrilha é especializada em fraude eletrônica de bombas medidoras de combustíveis líquidos. O equipamento ilegal já foi encontrado em estabelecimentos do Grande Rio, da Baixada Fluminense, de Niterói e de São Gonçalo.
A quadrilha se passa por uma empresa lícita, tendo pelo menos 60 contratos de manutenção com postos de combustíveis em todo o estado. Dentre os postos onde técnicos e peritos já descobriram fraudes, assumidas pelos seus responsáveis.
Ainda segundo a polícia, a atuação dos criminosos gera um prejuízo de 7 a 17% para os consumidores, que pagam por um quantia maior do que a efetivamente abastecida.
fonte: O DIA