O SIM da Pascom Diocesana
22 de maio de 2017

Nesse encontro o Seropédica Online foi representado pelo Coordenador e Web Design do site, Lucas Alves do Nascimento.

Agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM)

Agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) deram o seu sim e participaram do Encontro de Formação diocesano do Regional “ SIM “, sigla utilizada para identificar as paróquias das cidades de Seropédica à Mangaratiba, que compõe a Diocese de Itaguaí.  O encontro foi  realizado durante todo o  dia de sábado (20), no salão paroquial Santa Teresinha (Seropédica) e reuniu muitos jovens.  A programação teve início às 9h e terminou às 16h30, com momentos de oração, reflexão,  palestras , almoço e troca de experiências.

Pela manhã o pároco e pe. Fábio de Melo Gonçalves, diretor espiritual da Pascom abordou o tema deste ano da  51º Dia Mundial da Comunicação Social: “Não tenhas medo, pois estou contigo (Is 43,5)- “Comunicar esperança no nosso tempo”,  segundo mensagens do Papa Francisco. A data será celebrada dia 28 de maio próximo.
 
Padre Fábio destacou que o comunicador deve informar para formar consciência. E questionou: ”Será que as informações que estamos colhendo vão dar bons frutos”? Para concluir a reflexão, pe. Fábio lembrou do pedido do Papa aos  comunicadores, que ao informar uma notícia ruim, que seja transmitida com um olhar de esperança. “Somos comunicadores a serviço da esperança”, concluiu o sacerdote.

O assessor da Pascom diocesana Padre Fábio de Melo Gonçalves e a mensagem do Papa sobre o “Dia Mundial da Comunicação Social”, que será celebrado no próximo dia 28 de maio.

Em seguida, o jovem Luan Lima falou sobre “O que é ser Pascom”, destacando 3 pontos importantes: “Ser pascom é ser discípulo de Cristo; ser pascom é ir além dos muros e ser pascom é evangelizar”. Além de explicar o conceito  da Pastoral da Comunicação, o palestrante compartilhou suas  experiências, enquanto atuou como agente e coordenador na Paróquia Santa Teresinha.
 
“A Pascom salvou a minha vida, eu tinha muitos pecados e hoje sou uma pessoa  transformada,  graças a essa pastoral, que me resgatou para o colo misericordioso do Pai”, disse Luan, que agora é Ministro da Eucaristia.

Luan Lima dá o seu testemunho sobre o que é ser Pascom

Após o almoço, no período da tarde aconteceram mais duas palestras. A primeira, com o jornalista e fotógrafo Wagner Mattos que falou sobre a “fotoetnografia”  e como  evangelizar através das fotos.  “Temos que ter um olhar de Cristo na hora de fotografar”, disse o fotógrafo.
 
O segundo momento foi a vez do palestrante Igor Leite da Silva falar sobre  Gestão de páginas de facebook, orientando os agentes da  Pascom  de como obter o maior alcance, além de apresentar análises gráficas. Segundo pesquisas, atualmente cerca de 99 milhões de pessoas acessam o facebook, declarou Igor. “Aqui, em nossa paróquia  Santa Teresinha temos bons resultados com o uso dessa ferramenta”, disse Igor Leite.
Ao final do encontro a  coordenadora Diocesana, Dalizania Melo fêz uma dinâmica de grupo para reflexão e  interação entre os agentes de Pastoral da Comunicação. Ela explicou ainda que o encontro de formação é direcionado não só aqueles que já são membros da Pascom, mas também a todos que se interessam em  participar desta pastoral tão necessária para Igreja. O próximo encontro está agendado para o dia 02 de setembro, no Convento do Carmo e vai reunir os comunicadores  do Regional PAR, ou seja das cidades de Paraty , Angra  à Conceição de Jacareí.
 
A outra novidade que foi apresentada é o ”Mutirão Itinerante da Pascom“, que pretende promover a mídia católica e realizar cursos com treinamento assessorado por profissionais da área com destaque para: fotografia, redação, informática e oratória. A idéia é  dar apoio e atender as  necessidades e as  realidades de cada paróquia da nossa Diocese.  Para participar, basta entrar em contato com a sua paróquia. Mais informações:  WhatsApp 24-992116117 (coordenação Diocesana).

Referências

Autor do texto: Dalizania Lima – Assessoria de Comunicação – Diocese de Itaguaí

Fotos: Pascom