Culto ecumênico para comemorar o nascimento do centésimo bebê na maternidade de Seropédica

Evento sela parceria com a vizinha Paracambi, com assinatura de convênio entre as cidades

Nesta sexta-feira (25/10) foi realizado nas instalações da Maternidade Municipal de Seropédica um culto ecumênico em comemoração ao nascimento do centésimo bebê, um menino que nasceu de parto normal e passa bem.

A primeira-dama, Lúcia Martinazzo fez um breve discurso sobre a importância da maternidade para o município e agradece à toda equipe e aos presentes, dando oportunidade para Dr. Falocci (diretor da unidade) falar sobre projetos futuros para o local que contará com novos equipamentos que permitem diagnosticar e tratar variados tipos de doenças, inclusive câncer de colo de útero.

Em poucas palavras, o prefeito Martinazzo lembra o triste episódio que destruiu a maternidade e comemora a atual situação. “Quando se tem vontade e amor pela região, tudo se torna possível, através de muito trabalho.” Afirma o líder municipal, dando as boas vindas ao prefeito de Paracambi, Tarciso Pessoa. A ocasião foi propícia para a assinatura do convênio que sela a parceria entre as duas cidades.

“É necessário entender o presente para planejar o futuro.  A união entre as prefeituras é fundamental para o desenvolvimento de nossa região.” Disse o prefeito de Paracambi no ato da assinatura.

Wilson Beserra, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável destaca que em breve, Seropédica se tornará referência na área da saúde, já contando com cinco unidades de saúde da família e a reforma de todos os postos.

No culto, o pastor Rinaldo Silva Dias dividiu as bênçãos ao local com o Padre Maico dos Anjos, demonstrando a união entre as religiões.

Logo após o nascimento do centésimo bebê, nasceram as gêmeas Alice e Beatriz, filhas de família itaguaiense, mostrando que a maternidade atende à toda região.

MARTINAZZO COMEMORA CENTÉSIMO NASCIMENTO

Entusiasmado Martinazzo fez questão de destacar que a ideia da realização do culto ecumênico em comemoração ao centésimo nascimento na Maternidade Municipal surgiu no dia da inauguração e que planeja uma comemoração ainda maior para o milésimo nascimento. “Com uma equipe multidisciplinar e um serviço de qualidade a unidade se transformou numa unidade de referência não apenas para Seropédica como também para toda a região, tendo em vista que são atendidas pacientes de municípios conveniados e não conveniados do estado”, frisou. Martinazzo ressaltou ainda que “a saúde não é uma possibilidade, mas um dever”, explicando o empenho da prefeitura para a construção da maternidade e para a saúde de um modo geral. “A Maternidade Municipal conta com 27 leitos, 1 sala de parto, 1 sala de pré parto, 1 centro cirúrgico composto com três salas de cirurgia, consultório, enfermarias, berçário, sala de repouso e administração para desta forma garantir a qualidade do atendimento”, explicou. “Em breve inauguraremos a UPA, a Clinica da Família está sendo construída, 5 postos estão sendo reformados, acabamos de receber 5 novas ambulâncias, enfim estamos ampliando e melhorando o atendimento na área de saúde no município, nosso objetivo é sermos referência em saúde na região”, completou. O prefeito em breve a Maternidade será ampliada e implantará a Rede Cegonha no local, fez questão de relacionar os serviços oferecidos pela Maternidade Municipal, enfatizando que alguns são inéditos na região, tais como o teste do coraçãozinho e da linguinha. “Na Maternidade estaremos oferecendo diversos serviços, entre eles destacam-se Pré-Natal de Alto Risco; Núcleo de Atenção às Adolescentes; Ultrassonografias obstétricas, morfológicas e dopplerfluxometria; Núcleo de Avaliação de Danos Materno Fetais contando com Cardiotocografia e Ultrassonografia; Vacinação contra hepatite B e BCG em todos os recém nascidos e tríplice viral para todas as puérperas internadas; Teste de orelhinha; Teste do olhinho; Teste do coraçãozinho; Teste da Linguinha; Teste do pezinho”, disse animado. A Maternidade Municipal de Seropédica contará ainda com um Cartório de Registros dentro da unidade para facilitar o registro dos recém-nascidos. A qualidade dos serviços oferecidos tem atraído interesse dos municípios vizinhos em firmarem convênios com Seropédica para a realização dos partos. “Hoje foi assinado convênio com a cidade de Paracambi, porém Itaguaí e Rio Claro já sinalizaram interesse em firmar parceria conosco”, adiantou.