MMX e Firjan comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente com plantio de mudas em Queimados
7 de junho de 2013

Cerca de mil estudantes participaram do cultivo de espécies da Mata Atlântica às margens do Rio Guandu

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a MMX, mineradora do Grupo EBX, em parceria com a FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), promoveu em Queimados mais um plantio do Cultivar, programa de reflorestamento da Mata Atlântica, às margens do Rio Guandu. O evento, realizado nesta quinta-feira, dia 6, contou com a participação de cerca de mil alunos de escolas públicas de Queimados e das Unidades SESI  e SENAI do Rio de Janeiro, Petrópolis, Barra do Piraí e São Gonçalo.

“Os alunos participam empolgados. É muito bom eles trazerem o conteúdo de conscientização ambiental que eles aprenderam na sala de aula e aplicarem na prática” disse Andrea Lopes Especialista em Meio Ambiente da FIRJAN e uma das responsáveis pela ação do Cultivar. O estudante Vitor de Castro, de 18 anos, levou quase duas horas de viagem da unidade SENAI de Jacarepaguá até a área do plantio. Para ele o investimento na preservação do meio ambiente é muito importante: “Crianças e adultos participam do plantio e aprendem que uma pequena ação ajuda a renovar o meio ambiente”. O estudante também ressaltou a diversidade de mudas no plantio. Entre árvores, foram plantadas espécies em extinção como o pau-brasil, palmito-juçara e jacarandá da Bahia.

 

Até agora, o Programa Cultivar já reflorestou 105 hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) Guandu. Desde o início do projeto, em 2011, mais de cinco mil crianças, adolescentes e adultos de escolas de todo o estado participaram de programa. No último plantio, o Cultivar alcançou o número de mais de 100 mil mudas nativas de Mata Atlântica plantadas na região.

A gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da MMX, Dilri Batista, ressalta que a atuação da companhia vai além do plantio das árvores. “O trabalho continua. São várias etapas após o plantio, como a manutenção do local e adubação constante. Todas essas etapas são acompanhadas pela MMX”, explica.

Sobre o Cultivar

A MMX foi a primeira empresa privada a firmar parceria com a FIRJAN para participar do Cultivar e, desde 2011, investe R$ 4 milhões no projeto para reflorestar, as margens do Guandu, rio que abastece 80% da região metropolitana do Rio de Janeiro e a maior estação de tratamento de água do mundo.  Iniciado em novembro de 2011, o programa já realizou outros quatro plantios que envolveram mais de cinco mil pessoas, entre profissionais da FIRJAN, MMX e estudantes do SESI, SENAI e escolas municipais. Durante três anos, as mudas plantadas receberão acompanhamento e manutenção para garantir a recuperação ambiental da mata ciliar do Rio Guandu. Além do plantio de mudas o Cultivar prevê ações integradas de educação ambiental, levantamento das emissões de gases de efeito estufa de todas as atividades do Sistema FIRJAN e compensação por meio do reflorestamento.

Mais informações para a imprensa:

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: