A ministra da mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves trouxe uma proposta nova hoje. Ela quer criar um sistema para tentar ajudar a localizar crianças perdidas.

A ideia da ministra é construir um sistema similar ao que já existe para o rastreamento de automóveis roubados. Atualmente, a Polícia Rodoviária Federal usa um sistema chamado Sinal, que reúne diversas informações sobre veículos roubados.

É como se fosse um cadastro nacional das ocorrências, o que facilita a ação dos policiais na recuperação de carros. A ministra que desenhar um sistema similar, capaz de agregar informações sobre pessoas desaparecidas.

O governo federal já mantém um Cadastro Nacional de Pessoas desaparecidas, mas o grau de eficácia do mecanismo é considerado baixo. A ministra propôs adaptar mecanismos, que hoje são usados para automóveis – e que têm um grau de eficiência melhor -, para melhorar a performance da localização de pessoas.

O Olhar Digital apurou que representantes do ministério se reuniram com executivos do Google e do Facebook na semana passada. A ministra afirmou que iria procurar apoio das duas empresas para desenvolver o novo sistema.

Fonte: Olhar Digital

Faça o seu comentário