Ministério da Saúde fará auditoria em Itaguaí
5 de março de 2015

Ministro Arthur Chioro determina devassa ao ser informado da crise na Saúde municipal. Investigações da Polícia Federal apontam desvios de recursos públicos pelo prefeito Luciano Motta

O Ministério da Saúde vai realizar uma auditoria referente à aplicação dos recursos enviados à Prefeitura de Itaguaí desde 1º de janeiro de 2013. A devassa no Município é uma decisão do ministro Arthur Chioro, que na tarde desta quarta-feira (04) recebeu informações atualizadas sobre o caos no setor de Saúde da cidade, durante audiência com o deputado federal Alexandre Valle (PRP-RJ), realizada em Brasília.

O ministro afirmou que entrará em contato com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, para que atue em conjunto com o Ministério da Saúde na apuração da destinação de toda a verba recebida por Itaguaí na administração do prefeito Luciano Motta (PSDB), investigado pela Polícia Federal e Ministério Público estadual por suspeita de liderar uma quadrilha que vem desviando recursos públicos.

A auditoria determinada pelo ministro da Saúde atende a um requerimento do deputado Alexandre Valle, enviado ao Ministério no mês passado. O parlamentar também oficiou o Tribunal de Contas da União, Procuradoria Geral da República, Ministério da Educação e Caixa Econômica Federal.

“Uma cidade com orçamento de R$ 770 milhões e os postos de saúde não tem remédio, não tem gaze, faltam médicos. A população não pode continuar punida, negligenciada por um prefeito ladrão, um governo corrupto. As pessoas não conseguem fazer exames, estão morrendo. A situação da Saúde de Itaguaí é um desastre”, relatou Alexandre Valle ao ministro.

Arthur Chioro mostrou-se preocupado, e sensibilizado, com a atual situação dos cerca de 120 mil habitantes de Itaguaí. Unidades de saúde foram fechadas, e as que funcionam estão em situação precária, há carência de profissionais, além da falta de medicamentos e insumos. Servidores em greve estão acampados em frente à sede da Prefeitura.

O deputado disse ainda ao ministro a necessidade de implantar um hospital de referência para atender aos moradores de Itaguaí e municípios vizinhos como Mangaratiba e Seropédica, relatando a importância de Itaguaí para o Estado do Rio e o País, ratificada pelos investimentos governamentais realizados no município que abriga o Porto de Itaguaí, Porto Sudeste e a base de submarinos da Marinha do Brasil.

Fonte:

Juliana Oliveira
Coordenadora – Assessora de imprensa
Núcleo de Estratégia

upa itaguai

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: