Veja como descobrir se você possui o temido mau hálito. Normalmente quem tem problema de mau hálito ou halitose, não percebe o cheiro desagradável. Quando o odor é constante ocorre fadiga olfatória. Nosso nariz se acostuma com o cheiro, então deixamos de senti-lo para podermos perceber novos odores.
Caso sinta-se constrangido de perguntar a outra pessoa se você apresenta hálito desagradável, uma maneira simples de detectá-lo é lambendo o dorso da mão e aguardando 30 segundos. Depois cheire a região e verifique se apresenta algum odor desagradável.
Alguns fatores que podem influenciar na halitose são:

Beber pouco líquido
Comer muita gordura e proteína animal ou comida muito temperada
Fumar
Usar enxaguatório com álcool frequentemente
Tomar bebidas alcoólicas com frequência (mais de 2 vezes por semana )
Ter o intestino preso
Ficar muitas horas sem se alimentar
Respirar pela boca
Ter diabetes
Sentir minha boca seca com frequência
Não usar fio dental com frequência
Não higienizar a língua durante a escovação provocando o esbranquiçamento da mesma (saburra lingual).

As principais causas da halitose estão relacionadas a problema digestivos, respiratórios e bucais. Aproximadamente 90% dos casos têm origem bucal, especialmente as alterações na gengiva e no periodonto e a presença de saburra lingual. Por esse motivo, caso desconfie de mau hálito procure inicialmente o seu dentista.

Dr. Alexandre Morita (CROSP 70.644) é cirurgião dentista especialista em estética dental. Clique aqui para conhecer melhor o trabalho dele.

2