Mais de 900 ligações clandestinas de energia são encontradas em Paracambi
31 de março de 2017

Irregularidades sobrecarregam a rede elétrica e causam interrupções no fornecimento.

 As ligações clandestinas de energia, conhecidas como “gatos”, sobrecarregam a rede de distribuição da Light e provocam interrupções do fornecimento. Para se ter uma ideia, somente entre os dias 6 e 10 de Março, a empresa atendeu a 10,5 mil chamados em razão de interrupções. O maior número de ocorrências foi registrado justamente nas regiões onde se furta mais energia, como a Baixada Fluminense.

 Para combater essa prática a empresa realizou hoje uma ação em Paracambi, na Baixada Fluminense. O índice de acerto foi de 68%, isto é, a cada 100 clientes, 68 possuíam alguma fraude de energia. A Light realizou 1.374inspeções em estabelecimentos comerciais e residenciais, com 928 irregularidades encontradas. Também foram efetuados 10 registros de ocorrência junto à Polícia.

 Durante a operação uma Agência Móvel instalada na Praça Cara Nova (Rua Dominique Level – Centro/Paracambi) prestou serviços comerciais aos moradores e realizou solicitações de pedido de ligação nova, segunda via de conta, análise de contas, vistorias técnicas, parcelamento de débitos, transferência de titularidade, encerramento de contrato, entre outros.

 Combate ao furto de energia

 Por meio de uma parceria com a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e com as delegacias locais, a Light já realizou, em janeiro e fevereiro de 2017, 60,4 mil inspeções, detectando 42,4 mil irregularidades (todas normalizadas), ou seja, a cada 100 clientes, 70 furtavam energia. Além disso, foram registrados 54 boletins de ocorrência e 5 prisões em flagrante.  

 O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena que pode chegar a oito anos de reclusão. Somente na área de concessão da Light essa prática corresponde a cerca de 40% sobre a carga distribuída para a rede de baixa tensão, o equivalente ao consumo do Espírito Santo, durante um ano.

 Denúncia

 A empresa pede que o cliente denuncie os “gatos” de energia por meio da Agência Virtual pelo sitewww.light.com.br, pelas redes sociais (twitter.com/lightclientes e facebook.com/lightclientes) ou pelo Disque-Light (0800 021 0196). Pelos mesmos canais, é possível solicitar o restabelecimento da energia, em casos de interrupção.