MAIS AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI EM SEROPÉDICA
19 de janeiro de 2016

PREFEITURA DE SEROPÉDICA INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

 Seropédica aposta em parceira da Prefeitura com a população para a redução dos índices da doença

 Com o objetivo de minimizar o impacto do Aedes Aegypti sobre o município, a Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) se prepara para lançar o Projeto ‘Meu Bairro sem Dengue’, baseado na Mobilização Social, juntamente com as Secretarias de Obras, Serviços Públicos, Ambiente e Agronegócios, de Educação, Cultura e Esportes, Comunicação, Turismo e Eventos, como também parcerias com Associação de Moradores, Empresas e Comércios.

 A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte (SMECE) e a SMSDC se justifica na ação de mobilizar alunos da rede municipal de Ensino a atuarem como multiplicadores de medidas simples e rotineiras de combate aos focos do mosquito, além de disseminarem ações de que promovam a mudança de hábitos culturais, a médio e longo prazo. A parceria deve orientar o comportamento preventivo, promovendo a participação de toda a comunidade escolar e familiar dos alunos.

 O Projeto visa promover através de ações educativas o esclarecimento da população com materiais informativos de prevenção e controle do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zica. “Só conseguiremos acabar com o Aedes Aegypti se a população fizer a sua parte, não podemos deixar em nossas casas recipientes que possam acumular água e consequentemente virar um criadouro de larvas do mosquito”, disse o secretário de Saúde, Dr. Cesar Mateus Cilento.

 O projeto conta com ações dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias que realizam visitas as residências a cada dois meses, onde o principal objetivo é buscar a participação da população no Combate ao mosquito. “Existem ainda as equipes de Ponto Estratégico que visitam as borracharias, ferro velhos e os locais com grande concentração de depósitos, aplicando inseticida; e a equipe de UBV que, nos casos confirmados de uma das doenças, realizam bloqueio, seguindo a Nota Técnica do Estado com Diretrizes do ministério da Saúde com aplicação de inseticida”, informou Wagner Teixeira, diretor de Vigilância em Saúde.

 O prefeito Martinazzo destacou a importância das ações de combate ao mosquito transmissor e lembra que o governo municipal está engajado para evitar uma epidemia. “Estamos nos preparando para lançar o Projeto Meu Bairro Sem Dengue com o objetivo de conscientizar e informar a população sobre as forma de combater o mosquito Aedes Aegypt, e quais procedimentos devem ser tomados para evitar que haja a proliferação do inseto”, disse o prefeito.

 combate a dengue

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: