Light alerta: cuidado ao construir ou reformar a casa
12 de dezembro de 2016

Com a chegada do final do ano, muitas famílias usam o décimo terceiro para construir ou reformar. Portanto, se você está pensando em renovar a casa para o Natal e o Ano Novo, siga as orientações da Light.

 A atenção deve ser redobrada ao executar pequenas atividades como emendas em cabos ou em fios desencapados. Antes de movimentar estruturas metálicas como barras de ferros e vergalhões, certifique-se de que não há nenhum risco de encostar na rede elétrica.

 A Light registra diversos casos de vergalhões que se encostam à fiação elétrica, manuseio indevido de fios e atividades em andaimes muito próximos à rede. Grande parte das ocorrências é provocada por falta de atenção com os equipamentos utilizados ou desconhecimento sobre os materiais de construção e as distâncias de segurança recomendadas para execução das obras.

 Uma dúvida comum da população em geral é a contratação de profissionais do mercado para a realização de obras elétricas que não são de responsabilidade da Light. Por isso, a empresa faz um alerta importante: a companhia não efetua nenhum tipo de credenciamento de eletricistas e não indica profissionais para realização de serviços nas unidades consumidoras. Os profissionais capacitados a executar estes serviços devem ser habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea/RJ).

 Veja as principais dicas de segurança em construção civil:

  • Nunca construa perto da rede elétrica. A distância entre a obra em execução e a rede elétrica deve ser obedecida;
  • Nunca monte andaimes próximos aos cabos energizados;
  • Cuidado com o manuseio de vergalhões e/ou barra de ferros. Use os equipamentos necessários para sustentar o peso e tamanho da peça, peça ajuda a outras pessoas que trabalham com você; Em Seropédica 2 pessoas morreram ao encostar vergalhão em alta tensão a pouco dias.
  • Qualquer material de construção ou equipamento de obra deve ser manuseado a metros de distância da rede. O mesmo vale para trilhos de cortina, dentro das residências;
  • Atenção ao instalar antenas de televisão ou equipamentos no telhado da residência. Fique longe da rede e tome cuidado para que nada se encoste à fiação;
  • Cuidado ao cavar buracos na rua ou na calçada, pode haver cabos de eletricidade subterrâneos;
  • Ao realizar qualquer conserto em uma instalação elétrica (troca de fios dentro da residência, tomadas e interruptores danificados) desligue o disjuntor ou a chave geral;
  • Não utilize aparelhos com fios desencapados ou danificados, que aumentam o consumo de energia e o risco de incêndio;
  • Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de led;
  • Procure pintar paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz e diminuem a necessidade da iluminação artificial.

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa – Light

(21) 2211-2909/2910/2907/2922/7795/2785