Lavar os cabelos todos os dias causa mais caspa? Veja o que especialistas em saúde capilar dizem
14 de abril de 2018

A caspa é o resultado da junção do excesso de oleosidade com a presença de fungos e bactérias no couro cabeludo favorecendo a dermatite seborreica. A dermatologista Dra. Bruna Falcone, disse ao site Vix que este tipo de alteração das glândulas sebáceas do couro cabeludo, faz com que a pele se renove em dias, enquanto o normal seria ter essa renovação mensal. As causas da caspa são diversas. Mas será que lavar o cabelo todo dia causa caspa?

A resposta é NÃO. Lavar a cabeça todos os dias não causa caspa. Mas, há situações que é bom estar atento. Quem não sofre com caspas no couro cabeludo deve agir diferente das pessoas que têm caspa. Vamos ver o que os médicos dizem.

SE VOCÊ NÃO TEM CASPA

Lavar os cabelos todos os dias não irá provocar o surgimento de caspas. No entanto, segundo o especialista em saúde capilar, Dr. Lucas Fustioni, do Canal Eclaire, a temperatura da água é que poderá influenciar no surgimento da caspa. Ele diz que lavar os cabelos com água quente todos os dias irá fragilizar o couro cabeludo e contribuir com o aparecimento da caspa. Isso acontece porque o calor desregula a camada hidrolipídica. O resultado é aumento da oleosidade no couro cabeludo provocando a dermatite seborreica e depois a caspa.

Além disso, a cabeleireira conselheira Kérastase, Heide Guedes, a água quente irá abrir as cutículas deixando os cabelos embaraçados, opacos e sem movimento. Na maioria das vezes, isso já é perceptível logo depois da lavagem. Mas também pode ocorrer de forma gradativa.

Aliás, a Dra. Bruna Falconi, diz que lavar a cabeleira todos os dias é recomendado, principalmente para quem vive em locais úmidos, como no litoral e para quem malha ou faz caminhadas e corridas todos os dias. O acúmulo de suor e oleosidade podem colaborar para o surgimento da caspa. Por isso, nestes casos, é bom lavar todo dia sim.

SE VOCÊ JÁ TEM CASPA

Bem, temos um impasse aqui. De acordo com a Dra. Mônica Linhares, dermatologista, cada couro cabeludo se comporta de uma maneira, então, não há uma regra a ser seguida. No entanto, quem tem dermatite seborreica e caspa, devem evitar a lavagem diária dos cabelos, pois ela estimula ainda mais a produção de oleosidade. As lavagens em dias alternados é o mais recomendado e esta higienização deve sempre ser feita com shampoos anticaspas. Dê preferência para aqueles com piritionato de zinco, cetoconazol, ciclopirox olamina e ácido salicílico na fórmula.

Contudo, o Dr. Lucas Fustioni disse em seu canal que lavar os cabelos diariamente não é proibido para quem tem caspas. Ele recomenda, no entanto, que a água seja sempre fria, que o uso do shampoo anticaspas seja frequente e que jamais esfregue o couro cabeludo com as unhas e nem passe o pente com força. O especialista diz que usar os shampoos anticaspas ajudará na eliminação do fungo Malassezia sp., grande responsável pela dermatite seborreica.

• Resumindo: Se você tem caspa, sempre lave com água fria. Se você vive em locais úmidos ou malha todos os dias você pode lavar diariamente os cabelos com shampoo anticaspas. Mas, se você não faz exercícios físicos todos os dias e não mora em cidade com umidade alta, é melhor lavar em dias alternados. Sempre usando um anticaspas.

Fonte: Diário de Biologia