Plataforma de compra e venda de seminovos e usados chega à capital carioca com compra de carros e abertura de 1000 vagas de emprego
 

São Paulo, 31 de janeiro de 2021 — A startup pioneira de compra e venda de veículos seminovos e usados na América Latina se prepara para fazer sua estreia na Cidade Maravilhosa. A partir do dia 31 de janeiro, a Kavak passa a operar site e aplicativo no Rio de Janeiro e inaugura duas lojas físicas na cidade, no Botafogo Praia Shopping, na zona sul; e no Shopping Nova América, na zona norte, em 07 de fevereiro. Com essa expansão, a startup chega a dois estados do Brasil, apenas seis meses após desembarcar em São Paulo. 

O plano da Kavak é construir um inventário de mais de 4 mil veículos em até um ano, investindo R$ 550 milhões para estabelecer sua operação e adquirir carros seminovos e usados no estado. O objetivo é oferecer um bom catálogo de opções para venda no Rio de Janeiro a partir de março, e inaugurar 11 novos espaços físicos de apoio ao longo dos próximos meses – uma expansão que prevê a criação de quase mil novas vagas de trabalho.

Para vender o carro para a Kavak, basta ter um automóvel com até 10 anos de uso e iniciar o processo no site da empresa, de uma maneira rápida e segura, recebendo o dinheiro no mesmo dia. Ao inserir os dados do veículo, a Kavak emite uma proposta em cerca de 2 minutos. Depois, é só agendar uma inspeção em casa ou em um dos showrooms da Kavak, onde uma vistoria será feita e a proposta, formalizada. A startup ainda apoia toda a parte burocrática, avaliando a documentação do veículo e disponibilizando o serviço notarial com cartórios parceiros para assinatura do documento no dia da entrega do veículo.

De acordo com Roger Laughlin, cofundador da empresa e CEO da Kavak no Brasil, o Rio de Janeiro é um marco fundamental na estratégia da empresa de ter o país como sua principal operação no mundo. Inaugurada no México em 2016, a Kavak já atua na Argentina e chegou ao Brasil em 2021, no estado de São Paulo. “O Rio de Janeiro é parte importante dos R$ 2.5 bilhões que estamos investindo no Brasil. Além de ser uma das principais vitrines do país, o estado tem uma frota de mais de 7 milhões de usados, e cada vez mais pessoas estão preferindo adquirir um carro seminovo ou usado de uma fonte segura”, explica Laughlin.

A Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), divulgou recentemente que o total de carros comercializados em 2021 foi de 15.106.724 unidades, 17,8% a mais que em 2020. Se esse resultado for comparado com o total de 2019, ano sem pandemia, o setor ainda sustenta crescimento de 3,5% de vendas.

O modelo de negócio revolucionário da Kavak possibilita uma experiência híbrida (física e digital) de compra e venda de carros seminovos, atendendo a todos os perfis de clientes, com garantias e segurança até antes inéditas nesse tipo de transação. O proprietário que deseja comprar um seminovo ou usado acessa o site ou aplicativo da empresa e navega pelas opções de carros disponíveis no catálogo online da Kavak, fechando o negócio sem sair de casa, se assim preferir, ou em um dos showrooms da empresa. Além disso, o cliente conta com assistência de serviço notarial para emissão de documentos com cartórios parceiros presentes nos espaços da Kavak, política de devolução de sete dias ou 300km e dois anos de garantia no veículo. Se tiver interesse, o cliente pode ainda visitar os carros no showroom antes da compra ou receber o carro em casa (opção válida no Rio de Janeiro a partir de março). Já quem tem interesse em vender um automóvel, pode fazer a transação online e usar os showrooms da Kavak como ponto para a entrega do veículo.

A Kavak faz a ponte com instituições bancárias para financiamentos, apresentando em seu site diversas opções de parcelamento.

Sobre a Kavak

A Kavak iniciou a revolução no mercado automotivo em 2016, ao criar uma plataforma baseada no uso de dados e tecnologia que permite comprar, recondicionar e vender carros usados pela internet ou nas instalações da empresa (hubs), com todas as garantias de segurança e confiança. Após quatro anos de operação, a Kavak se tornou a primeira empresa unicórnio da história do México e uma das startups mais valiosas da América Latina.