Igreja de São Francisco Xavier em Itaguaí recebe verba para restauração
24 de dezembro de 2015

Fechada para o público desde 2008, a Igreja Matriz São Francisco Xavier, em Itaguaí, será totalmente reformada. Erguida pelos jesuítas e inaugurada em 1718, foi uma das primeiras construções da cidade. Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), a igreja já havia sido alvo de um projeto de restauração, que, no entanto, não saiu do papel. Segundo um levantamento feito pelo Inepac e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o investimento para a restauração da capela está na casa dos R$ 3 milhões.

A Itaguaí Construções Naval (ICN) já entregou para o bispo da Diocese, dom José Ubiratan, um cheque de R$ 600 mil. Vamos continuar buscando investimento para a reforma deste bem histórico de cidade, explicou o presidente da Câmara de Vereadores local, Nisan Cesar (PSD), responsável pelo contato com a empresa.

Ele ainda destacou que vai continuar na luta para conseguir outras doações: “Temos a obrigação de recuperar a igreja, que é um marco histórico de Itaguaí”.

Situado na Praça Dom Luiz Guanella, no Centro do município, o prédio, construído em pedra e cal, com grossas paredes, está com sérios problemas em sua estrutura física. A fachada principal ainda possui porta original, com duas folhas de madeira almofadada.

Para que o bem histórico seja recuperado, serão necessárias ações internas e externas como, por exemplo, acabar com as infiltrações nas paredes, exterminar os cupins das portas e janelas e recuperá-las, bem como uma força-tarefa no teto, além da manutenção das paredes com nova pintura.

nisan cesar

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: