Hoje é comemorado o Dia do Aposentado – Aposentadoria não é favor, mas conquista
24 de janeiro de 2020
Aposentadoria não é favor, mas conquista de quem trabalhou e deu sua parcela na construção do mundo

 

Nesta sexta-feira 24 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional dos Aposentados. A lei que criou essa data comemorativa é de 1981. Foi instituída por iniciativa do deputado Benedito Marcílio, um operário metalúrgico que se elegeu deputado federal.
A data foi escolhida porque em 24 de janeiro de 1923 ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, que criou a Caixa de Aposentadoria e Pensões para os empregados em estradas de ferro.
Essa Caixa de Aposentadoria foi a semente do que seria depois o Instituto Nacional de Previdência Social.Que da Lei Eloy Chaves tenha nasci-do o INPS comprova o acerto de um hino luterano: “De uma pequena semente pode nascer grande flor, de um grupinho apenas pode nascer o amor”.
A reforma da Previdência Social, em andamento no Congresso Nacional, pretende reduzir os direitos dos aposentados. Essa iniciativa do governo federal merece reprovação, não apenas dos aposentados, mas de todas as pessoas que tenham sentimento de Justiça.
A aposentadoria não é um favor, mas uma conquista de quem trabalhou e deu sua parcela na construção do mundo. Segundo estudos publicados, os países que melhor tratam os idosos são: Alemanha, Canadá, China, Japão, Noruega, Suécia e Suíça. Nosso país, infelizmente, não integra esse quadro.