Governo do Estado do Rio de Janeiro investindo na Cultura
19 de novembro de 2015

Médio Paraíba e Centro-Sul recebem Conferências Regionais de Cultura

 Nos encontros em Resende e Três Rios serão eleitos os integrantes dessas regiões no Conselho Estadual de Política Cultural

 Representantes para o Conselho Estadual de Política Cultural das Regiões Médio Paraíba e Centro-Sul serão eleitos no início da próxima semana, durante as Conferências Regionais de Cultura que acontecerão em Resende (23/11) e Três Rios (24/11). Em Resende, o encontro será no Espaço Z, Avenida Gustavo Jardim (ao lado da Rodoviária Velha – Centro). Já em Três Rios a Conferência será no Auditório-Colégio Municipal Américo Silva, anexo Leonel Brizola, Avenida Prefeito Alberto Lavinas, s/n, Centro.  As atividades começam às 16h, com credenciamento, que segue até 20h. A abertura da plenária está marcada para 18h, com previsão de duração de três horas.

 As Conferências Regionais de Cultura tiveram início em outubro deste ano e  representantes da Sociedade Civil que farão parte do futuro Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC) já foram eleitos nas regiões Metropolitana Leste,  Costa Verde , Serrana e Metropolitana/Baixada,  durante  Conferências que aconteceram em  22, 26 e 27 de outubro em Nova Friburgo, Angra dos Reis e São Gonçalo, respectivamente; e 17 de novembro, em Nova Iguaçu.

 As eleições fazem parte do processo de estruturação do Conselho Estadual de Política Cultural, órgão colegiado deliberativo, de composição paritária, peça integrante do Sistema Estadual de Cultura, recentemente instituído com a sanção da Lei 7035/2015.  O CEPC será composto por 16 membros titulares e seus respectivos suplentes, ​sendo dois membros e respectivos suplentes indicados pela Comissão de Cultura da ALERJ, e 14 membros e respectivos suplentes – do poder público, das esferas municipal e estadual, academia e instituições de notável atuação no estado fluminense, indicados pela Secretá​ria de Estado de Cultura –,  mais 16 membros titulares e seus respectivos suplentes, representantes da Sociedade Civil. Destes, dois membros, titular e suplente, de cada uma das 10 regiões do estado serão eleitos nas Conferências.

 As seis cadeiras restantes serão preenchidas por membros representantes dos segmentos artísticos (literatura, audiovisual, artes cênicas, artes visuais, música e cultura popular). Estes últimos conselheiros – e seus respectivos suplentes – serão eleitos através de votação online, no portal Cultura.rj. 

  Podem se candidatar a uma vaga de representante regional no CEPC pessoas com idade mínima de 18 anos. Já para o cadastro de eleitor é preciso ter, pelo menos, 16 anos. Em ambos os casos é preciso comprovar atuação na área cultural na região.

  Para o cadastro é preciso apresentar documento oficial com foto e o comprovante de atuação na área cultural na região. Como comprovantes serão aceitos portfólios, reportagens de jornais, resultados de editais, outros registros similares de atuação na área de cultura na região, ou, ainda, declarações de unidades administrativas públicas de cultura dos quais constem nome e data.

 Os habilitados só poderão se candidatar ou serem eleitores em uma única Conferência Regional. Para tanto, poderão efetivar sua candidatura no prazo-limite de até duas horas após a abertura do evento, quando será encerrado o credenciamento, apresentando documento oficial com foto e os comprovantes de atuação da área cultural. Podem também, antes disso, apresentar o pré-registro de candidatura ou pré-cadastro de eleitor enviando mensagem para sistemadeculturarj@cultura.rj.gov.br, anexando a documentação solicitada. Cadastro e registros serão efetivados no dia da conferência, com a entrega do crachá, após credenciamento.

 A coordenação dos processos de votação está​ a cargo de uma comissão eleitoral  formada por dois representantes da Secretaria de Estado de Cultura, mais seus respectivos suplentes, e um representante indicado pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), mais seu respectivo suplente. O edital completo, com todas as informações e as datas das prévias – encontros que acontecem em cada local de conferência, anteriormente, para esclarecimentos gerais do processo  -, está disponível em  http://www.cultura.rj.gov.br/editais/editais.php

 É este o calendário das próximas Conferências Regionais de Cultura do Rio de Janeiro:

 23/11, de 16h a 21h –  Conferência  Médio Paraíba – Resende : Espaço Z,  Av. Gustavo Jardim (ao lado da Rodoviária Velha) Centro.

 24/11, de 16 a 21h – Conferência Centro Sul – Três Rios : Auditório Colégio Municipal Américo Silva  (anexo Leonel Brizola), Av Prefeito Alberto Lavinas, s/n, Centro.

 27/11, de 16h a 21h – Conferência Noroeste – Miracema: Auditório Centro Cultural Melchiades Cardoso, Praça Ary Parreiras, 156 – Centro.

 28/11, de 09h a 14h – Conferência Norte – Macaé: Teatro Municipal de Macaé, Av Rui Barbosa, 780, Centro.

 05/12, de 9h a 14h – Conferência Capital – Rio de Janeiro: Teatro João Caetano, Praça Tirandentes, s/n, Centro.

08/12, de 16h às 21h – Conferência Baixada Litorânea – Rio das Ostras : Teatro Municipal de Rio das Ostras – Centro

conferencia da cultura

 Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

www.cultura.rj.gov.br
55 21 2216-8500

Ramal 264

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: