FORUM DE DESENVOLVIMENTO DA BAIXADA EM SEROPÉDICA
23 de outubro de 2013

Foi realizado nesta quarta-feira (23/10) um encontro entre os Secretários de Planejamento dos Municípios de Itaguaí, Paracambi e Seropédica para tratar o desenvolvimento da baixada com políticas conjuntas de planejamento urbano e desenvolvimento social regionalizado.

O Professor Mauro Osorio da UFRJ Doutor em Planejamento Urbano e Regional veio coordenar o Fórum de Secretários da Baixada através do SEBRAE, ele explicou que a proposta do Fórum é buscar adensar a estrutura produtiva dessa região, visando ampliar o emprego, a renda e a base de arrecadação pública municipal para as respectivas Prefeituras. A perspectiva do Fórum não é discutir exclusivamente questões econômicas, por entender que o dinamismo econômico dependerá também da existência de infraestrutura e de políticas urbanas, sociais e do meio ambiente, que levem ao desenvolvimento sustentável da região.

Tanto os Secretários de Desenvolvimento Econômico de Itaguaí Marcos Luiz Praxedes e o Secretário Leonardo Toledo de Paracambi, apresentaram alguns problemas como também soluções para o crescimento desordenado de alguns municípios, que poderão trazer problemas para seus vizinhos, falaram também da expansão industrial que vai ocorrer após a obra do Arco Metropolitano.

O Secretário de Planejamento e desenvolvimento Sustentável de Seropédica Wilson Beserra falou que o município de Seropédica tem cerca de 2000 alunos na Rede Municipal de Ensino que moram em Nova Iguaçu, e 60% dos atendimentos do Posto de Saúde do Km 40 são de pessoas moradoras também em Nova Iguaçu, trazendo para o nosso município um gasto extra, e falou que a sua secretaria está fazendo projetos para discutir com os municípios vizinhos estratégias comuns para trazer desenvolvimento para a região: “Por exemplo nós apresentamos ao Vice-Governador Pezão um plano de logística industrial que irá beneficiar vários municípios da baixada interligando os Distritos Industriais mais importantes, como também o Projeto Seropédica Cidade Sustentável, são 80 projetos de logística, a reurbanização da Estrada Rio São Paulo(BR 465) e a Reta do Piranema (RJ 99)”. Destaca.

O próximo encontro do Fórum de Secretários da Baixada será no dia 03/12 em Queimados com a presença do Secretário Júlio Bueno e o Ex-prefeito de Joinville e os 13 Secretários de Planejamento da Baixada.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: