Oportunidades são para aulas semipresenciais em turmas de Ensino Médio, abertas até 14 de dezembro, para trabalhadores da indústria e pessoas físicas, trabalhadores do mercado formal ou informal

Baixada Fluminense, 4 de dezembro de 2018

A Firjan SESI está com inscrições para as 2.923 vagas gratuitas de EJA (Educação para Jovens e Adultos), em turmas de Ensino Médio. As oportunidades abertas até o dia 14 de dezembro estão divididas em dois editais: um com 600 vagas para trabalhadores da indústria e seus dependentes e outro com 2.323 vagas para pessoas físicas, trabalhadores do mercado formal ou informal.

Só no polo de Duque de Caxias são 450 oportunidades, 100 para a indústria e 350 para a comunidade. Estruturadas para quem não pôde concluir o Ensino Médio no tempo regular e precisa conciliar o tempo de trabalho e de estudo, as aulas são oferecidas na modalidade semipresencial.

Para participar ou indicar dependentes, os funcionários da indústria devem procurar a empresa em que trabalham e manifestar interesse. A empresa – que precisa ter vínculo de contribuição com a Firjan SESI – pode fazer a pré-inscrição dos candidatos no site www.firjan.com.br/eja .

No caso das vagas para pessoas físicas, as matrículas devem ser feitas presencialmente num dos polos de EJA da Firjan SESI (Benfica, Duque de Caxias, São Gonçalo, Santa Cruz ou Volta Redonda). A unidade de Duque de Caxias fica na Avenida Arthur Neiva, nº 100, bairro 25 de Agosto, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

No momento da matrícula, o candidato deve apresentar os seguintes documentos (original e cópia): certidão de nascimento ou casamento, comprovante de situação militar (apenas para homens), duas fotos 3×4, comprovante de residência, identidade, CPF e comprovante de escolaridade.

Os editais completos estão disponíveis no site www.firjan.com.br/eja , com as descrições de pré-requisitos que devem ser cumpridas para cada um deles. Mais informações também podem ser obtidas através do telefone 0800 0231 231.

O currículo de EJA da Firjan SESI é estruturado por competências e organizado de forma integrada por áreas de conhecimento, num desenho técnico avançado de educação para adultos trabalhadores do século XXI. O programa utiliza uma metodologia de certificação e reconhecimento de saberes pré-existentes do adulto. Além disso, disponibiliza tecnologias educacionais inovadoras para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, como plataforma de estudos, sala de aula virtual e materiais didáticos digitais.

Joana Mineiro

Assessora de Imprensa