Evento terá workshops gratuitos de gastronomia, além de pratos à base de pescado servidos em diversos restaurantes a preços variados

 O Gastronomia do Mar volta este ano com uma edição diferenciada. Desta vez, o festival acontecerá em Mangaratiba, entre os dias 27 a 29 de maio, e é o primeiro de três eventos na região da Costa Verde. Em uma estrutura montada na Praça Robert Simões (Largo Sebastião Queiroz), no Centro da cidade, chefs convidados darão oficinas de gastronomia utilizando o pescado às 19h, e artistas animarão o público, a partir das 20h. Promovido pela parceria do Sistema Fecomércio-RJ com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), o projeto está em sua 5ª edição e visa estimular a produção e o consumo pescado, além de fomentar o turismo local, contribuindo para o desenvolvimento regional. As próximas edições estão previstas para junho, em Paraty, e julho, em Angra dos Reis.

 A ação é patrocinada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), o Serviço Social do Comércio (Sesc Rio), o Serviço de Aprendizagem Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Senac-RJ) e o Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis (Sicomércio); e conta com o apoio das secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap, a qual a Fiperj é vinculada) e de Turismo (Setur), e da Prefeitura Municipal de Mangaratiba.

 O evento terá ainda concurso gastronômico, com a eleição dos melhores pratos à base de espécies diferenciadas de pescado dos estabelecimentos participantes; e, além das oficinas dos chefs de cozinha, acontecerão workshops de “Beneficiamento Artesanal de Pescado”, das 10h às 17h, ministrados por técnicos da Fiperj e alunos do curso de gastronomia do Senac. Na sexta, o grupo Só Lazer e a dupla sertaneja Henry e Fabiano vão fechar o dia, e no sábado o show ficará por conta de Leoni. No domingo, o chef fará oficina de gastronomia para crianças, das 10h às 12h, encerrando o festival.

 Espaço interativo – Durante todos os dias de evento, a partir das 10h, técnicos da Fundação vão orientar visitantes sobre a criação de organismos aquáticos (aquicultura) e políticas públicas para o setor pesqueiro e aquícola, e distribuir folders informativos e receitas especiais. A equipe vai ensinar também como escolher o peixe fresco e alertar sobre os benefícios do consumo desse alimento, que possui baixo teor de gordura e menos calorias (se comparado a outros tipos de carne); é fonte de vitaminas A, B e D, cálcio, fósforo e outros minerais importantes para o fortalecimento dos ossos; e é rico em ômega 3, que faz bem às artérias e ao cérebro.

 Como surgiu – O Gastronomia do Mar foi criado em 2011 pela Sedrap, que promoveu uma ação que congregasse a vocação de Niterói como cidade produtora de pescado e a presença de bons restaurantes, fomentando com isso o turismo gastronômico e a economia local. O sucesso foi tanto que o evento logo migrou para o bairro de Copacabana, no Rio. Após um ano de seu encerramento, o Sistema Fecomércio-RJ abraçou o projeto e agora está levando à região da Costa Verde.

 Programação:

 Sexta-feira, 27/05

 10h as 17h – Workshops de “Beneficiamento Artesanal de Pescado”

 19h – Oficina com chef convidado

 20h – Shows regionais: grupo Só Lazer e dupla sertaneja Henry e Fabiano

 Sábado, 28/05

 10h as 17h – Workshops de “Beneficiamento Artesanal de Pescado”

 19h – Oficina com chef convidado

 21h – Show de Leoni

 Domingo, 29/05

 Das 10h às 12h – Oficina infantil 

gastronomia do mar