Fascinantes Exemplos de Arquitetura Rupestre
10 de agosto de 2015
A arquitetura rupestre é a prática de criar diferentes tipos de edifícios e estruturas físicas escavando em formações rochosas naturais. Na antiguidade, essas construções foram utilizadas principalmente como templos, túmulos e moradias. Certamente a incrível precisão e detalhes surpreendentes destas estruturas são um feito notável para a época em que foram feitas.

Desta vez, temos o privilégio de admirar os exemplos mais incríveis e impressionantes da arquitetura rupestre, que até hoje continuam a ser uma fonte de mistério e inspiração para milhões de pessoas.

1- Templo de Abu Simbel, no Egito

Estes templos gêmeos foram originalmente esculpidos na encosta da montanha, durante o reinado do faraó Ramsés II, no século XIII AEC, para comemorar sua vitória na batalha de Kadesh. No entanto, para salvar os monumentos que estavam em perigo de desaparecer sob a água depois de pronta a represa de Assuã, na década de 1960 foi iniciada uma campanha para realocar os templos em um monte artificial de 65 metros de altura e a 200 metros de distância do Mar Vermelho.

arquitetura rupestre
Fonte
 
arquitetura rupestre
Fonte
2- Grutas de Ellora, Índia

As Grutas de Ellora, localizadas na cidade de Aurangabad, são o epítome da arquitetura rupestre na Índia. A estrutura das 34 cavernas foi escavada na face vertical das montanhas Charanandri. Estas edificações, construídas entre os séculos 5 e 10, eram utilizadas como mosteiros e templos budistas e hindus.

arquitetura rupestre
Fonte
arquitetura rupestre
Fonte
3- Entalhes da Rocha Dazu, Chongqing, China

Esta série de esculturas compõem uma coleção de mais de 50.000 estátuas com motivos religiosos que foram construídas entre o século 9 e o século 12. A estrutura inclui estátuas budistas, taoístas e confucionistas, que retratam a vida das pessoas naquela época.

arquitetura rupestre
Fonte
arquitetura rupestre
Fonte
4. Petra, Jordânia

A cidade de Petra é um dos sítios arqueológicos mais impressionantes e visitados do mundo. O “Tesouro de Petra” é o monumento mais popular da cidade, provavelmente construído no século 1 AEC , pelo  Rei Nabateu Aretas III. Estima-se que este templo deva ter sido escavado na rocha por construtores inspirados na arquitetura grega do Oriente Próximo, misturando-a com o estilo nabateu.

arquitetura rupestre
Fonte
arquitetura rupestre
Fonte
5. Capadócia, Turquia

Cidades subterrâneas, casas em forma de cavernas, túneis, chaminés de fadas, vales profundos e paisagens encantadas são algumas das coisas que você pode encontrar na extraordinária cidade da Capadócia, localizada na região histórica da Anatolia Central, Turquia. Esta cidade de pedra, caracterizada por uma formação geológica única no mundo, foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985.

arquitetura rupestre
Fonte
arquitetura rupestre
Fonte
6. Ajanta, Maharashtra, Índia

Este complexo histórico consiste em 31 monumentos esculpidos em pedra, que remonta ao século 2 AEC. As cavernas incluem pinturas e esculturas que destacam arte religiosa budista, como pinturas nas paredes, afrescos e outros. Estima-se que as cavernas foram construídas em duas etapas, a primeira em 200 AEC e a segunda em 600 AEC.

arquitetura rupestre
Fonte
arquitetura rupestre
Fonte
7. Al-Hijr, Arábia Saudita

Anteriormente conhecido como Hegra, Al-Hijr, é o local mais bem conservado da civilização Nabateia do mundo, depois de Petra. O lugar é caracterizado por túmulos e monumentos preservados em excelentes condições, e fachadas que datam do primeiro século da EC. Em 2008, a UNESCO declarou Patrimônio Mundial, tornando-se o primeiro local na Arábia Saudita para obter esta distinção.

arquitetura rupestre
Fonte
arquitetura rupestre
Fonte
8- Goa Gajah, Templo da Caverna do Elefante, Bali

As origens desta caverna, que foi escavado na frente da rocha remontam ao século 9. O acesso ao local possui a forma da boca de uma criatura mítica, rodeada por impressionantes detalhes esculpidos na pedra. O conjunto também é composto por duas piscinas de pedra, de cujas águas surgem seis estátuas representando figuras femininas.

arquitetura rupestre
Fonte
arquitetura rupestre
Fonte
9- Antiga cidade de Matera, Itália

Na cidade de Matera, localizada a sudoeste da Itália, muitas pessoas vivem nas mesmas casas que os seus antepassados viveram mais de 9.000 anos atrás. Os “Sassi”, que é o nome atribuído às casas de pedra, têm suas origens em assentamentos pré-históricos, que são considerados os primeiros assentamentos humanos na Itália.

arquitetura rupestre
Fonte
arquitetura rupestre
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: