Facebook lento, que pode estar acontecendo e como resolver
26 de março de 2016

O Facebook é rápido e estável na maior parte do tempo, mas pode apresentar lentidão em alguns momentos. A demora para acessar a rede social pode ser decorrente de vários fatores, desde falha de sinal da sua Internet até uma possível pane geral nos servidores do site. Se está demorando muito para acessar sua conta no navegador, veja o que pode estar acontecendo e saiba como resolver no PC.

Verifique sua conexão

Quando há lentidão no Facebook ou outro site, verifique se há problemas na sua conexão. Tente abrir outras páginas e veja se há um sinal de exclamação no ícone de Wi-Fi. Mesmo se só o Facebook estiver lento, lembre-se que há horários de pico no Brasil em que a rede social pode ter desempenho abaixo do normal: nos dias de semana, entre 19h e 22h; e entre 14h e 22h nos fins de semana.

Se usar conexão sem fio (wireless), tente trocar para conexão a cabo momentaneamente e veja se há melhora ao abrir páginas da rede social, especialmente se a falha estiver concentrada em carregamento de vídeos. Se continuar experimentando problemas fora do horário de pico e usando um cabo Ethernet, é importante usar ferramentas como o speedtest.copel.net e o speedtest.net.

Apague cookies e extensões do navegador

Seu navegador também pode ser a causa de falhas de conexão com o Facebook. O histórico de navegação pode deixar tudo mais pesado, em qualquer site. Em caso de lentidão, experimente apagar cookies e cache do browser para deixá-lo mais leve. Procure também por extensões recém-instaladas e exclua ou desative complementos baixados recentemente e tente abrir o Facebook de novo – ou então, troque de navegador.

Configure outro DNS

Outra possível causa de falha de conexão está em servidores DNS congestionados, algo comum se você usar um provedor de Internet muito popular. As empresas de Internet banda larga no Brasil costumam usar DNS próprio, que tendem a oferecer menos desempenho do que opções abertas como o OpenDNS e o Google Public DNS.

Tente limpar o cache de DNS do computador e, se não der certo, troque os servidores DNS no Windowsou no Mac OS. As dicas são muito semelhantes as de tentar acessar o Facebook bloqueado.

Verifique firewall e antivírus

Se você ativou o firewall do antivírus ou não o configurou corretamente, há chances dele ser culpado por bloquear o acesso ao Facebook. Felizmente, esse é um problema simples de resolver: inclua o endereço da rede social (www.facebook.com) na lista de sites permitidos (white list). O mesmo vale para o firewall nativo do Windows e do Mac OS, ou programas de terceiros como o Comodo Firewall. Mas também verifique se não há um programa externo de filtragem de endereços bloqueando o Facebook no seu computador.

Desabilite o flash

Embora não seja muito usado no Facebook, o plugin Adobe Flash Player ainda pode causar transtornos, principalmente se estiver desatualizado. Nesse caso, basta desativá-lo no navegador, algo que pode ser feito com uma simples busca por Flash Player no menu de plugins do browser – saiba fazer no Chrome, Firefox e Internet Explorer e no Microsoft Edge.

 Saiba se o Facebook realmente caiu

Sua internet pode estar funcionando corretamente, mas o Facebook não funcionará se os servidores da rede social estiverem, realmente, fora do ar. Para descobrir se o Facebook caiu, uma das maneiras mais simples é visitar o site Is It Down Right Now (isitdownrightnow.com/facebook.com). Você verá um sinal vermelho para queda de acesso e amarelo para conexão intermitente.

Outra forma é por meio da página de desenvolvedores do Facebook, que oferece um status da rede social em tempo real e informa providências que estão sendo tomadas para resolver problemas correntes.

facebook

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: