Exame de vista pode identificar Aids e outras doenças graves
19 de junho de 2020

Patologias como câncer, hipertensão, anemia e aneurisma são outros exemplos de doenças que podem ser identificadas nas consultas oftalmológicas

Por meio do exame de vista, realizado nas consultas periódicas com o oftalmologista, também é possível identificar, além de problemas na visão, doenças como Aids, câncer, hipertensão, anemia, aneurisma e diabetes. Por isso, os exames de rotina são importantes. Por meio do checkup é possível prevenir diversas patologias graves,mas que se tratadas em fase inicial, podem ser controladas, evitadas e até curadas. 

Neste momento de pandemia, a preocupação com a realização dos exames aumenta, porque as pessoas estão deixando de fazer exames periódicos devido o medo da contaminação da covid-19.

“Não parece comum, mas os olhos apresentam os primeiros sintomas de diversas doenças. Por isso, exames como o mapeamento de retina detectam alterações sistêmicas. Os olhos refletem muito do comportamento de todo o organismo”, disse o oftalmologista André Machado, do Hospital de Olhos de Vitória. 

Identificação das doenças 

A diabetes é uma das doenças que podem ser identifica nesses exames. A glicemia alta pode gerar complicações na retina. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), 40% dos indivíduos diabéticos apresentam alterações oftalmológicas como, por exemplo, vista embaçada e distorcida.

“Essa doença, muitas vezes, apresenta diagnóstico tardio, é em muitos casos uma doença silenciosa, mas no exame de fundo de olho, por exemplo, é possível detectar um vazamento de líquido ou edema na retina, causado pelas altas taxas de glicose no sangue. Se não tratada, a diabetes pode evoluir para retinopatia diabética e glaucoma neovascular, além de todos os percalços originados pela doença”, relatou o médico.

Alguns tipos de câncer também podem ser diagnosticados através dos olhos. “Áreas de hemorragia na retina podem ser sinal de alterações causadas por leucemia por exemplo, o problema costuma fazer uma mancha característica da doença. Também podemos identificar a presença de nevus ou melanoma nos olhos”, alertou.

O aumento da pressão no interior do cérebro, hemorragia na retina e inchaço do nervo óptico são sintomas de aneurisma cerebral. Podem ser facilmente detectados em um exame de fundo de olho.

O oftalmologista disse que olhos vermelhos podem ser sinal de hipertensão arterial. “Não é necessário desespero, caso apresente os olhos vermelhos, pois também pode ser sintoma de noite mal dormida e alergias, mas é necessário investigar. É importante acompanhar a situação de perto com um oftalmologista”, disse o médico. 

Outra doença que apresenta sinais que podem ser indicados nas consultas e exames oftalmológicos é a Aids. “As microangiopatias, descolamento de retina, infecção ocular pelo vírus varicela zóster, toxoplasmose ocular e uveíte são alterações que podem acometer os pacientes portadores da doença”, relatou. “A anemia é outra doença que pode dar sinais pelos olhos. Isso porque o olho amarelado ou pálido podem sugerir o nível baixo de hemoglobina no sangue”, completou.

Fonte: Folha Vitória