Evento na FIRJAN debate soluções para simplificar o dia-a-dia dos empresários
24 de janeiro de 2014

Estudo da federação avalia principais problemas para abrir empresas, pagar tributos, cumprir obrigações trabalhistas, importar e exportar

Rio, 24 de janeiro de 2014

Na próxima terça-feira, dia 28 de janeiro, o Sistema FIRJAN promove o evento “Melhorando o ambiente de negócios no Brasil: ações para reduzir a burocracia”, com o objetivo de debater medidas para simplificar o dia-a-dia dos empresários brasileiros.

A FIRJAN vai propor soluções para desburocratizar o ambiente de negócios a partir dos resultados de um estudo, elaborado pela própria federação, que avaliou a qualidade e a transparência dos serviços prestados por órgãos do governo para as principais situações que envolvem o cotidiano dos empresários: abertura de empresas, cumprimento de obrigações tributárias e trabalhistas e transações de comércio exterior.

O levantamento identificou que os instrumentos criados pelo governo na última década para a redução da burocracia no Brasil não foram implementados corretamente pelas entidades públicas, mesmo que respaldados por dispositivos legais. A atuação do Brasil em quesitos como transparência também foi analisada pelo estudo em um ranking internacional, também produzido pela FIRJAN, composto pelos principais parceiros comerciais do país.

O evento terá também um debate com a presença do especialista Sênior em Desenvolvimento do Setor Privado do Banco Mundial, Numa Magalhães; do presidente da Junta Comercial, Carlos de La Roque; do coordenador estadual do programa de desburocratização federal GesPública, Luiz Bergamini, e do ouvidor-geral do Ministério da Fazenda, Carlos Augusto Moreira Araújo.

Também participam do encontro representantes de prefeituras dos 92 municípios do estado do Rio e de órgãos licenciadores estaduais e federais, como Receita Federal, Corpo de Bombeiros, ANVISA, IBAMA, Secretarias de Vigilância Sanitária e Secretarias de Fazenda.

Programação do evento:
09:00 | Café de boas vindas

09:30 | Abertura pelo Dr. Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira

10:00 | Apresentação do estudo “Melhorando o ambiente de negócios no Brasil: ações para reduzir a burocracia”

10:15 | Debate – Desburocratização: iniciativas nacionais e experiências internacionais

12:00 | Encerramento

Endereço: Rua Graça Aranha 1/4° andar
Inscrições gratuitas: 0800 0231 231 (ligações gratuitas de telefone fixo no estado do Rio) e 4002 -0231 ou pelo email: faleconosco@firjan.org.b


_____________________ 
Mais informações

Sistema FIRJAN – Assessoria de Imprensa
(21) 2563-4257

(21) 2667-5353
imprensa@firjan.org.br
www.firjan.org.br
www.youtube.com/sistemafirjan
Twitter: @sistemafirjan

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: