Esclarecimento sobre o Chorume da CTR de Seropédica
6 de agosto de 2014

Chorume da CTR continua sendo levado para Niterói contrariando matéria veiculada no Jornal o Globo com o Titulo “Aterro de Seropédica passa a descontaminar o material poluente”.

O Secretário de Ambiente e Agronegócios de Seropédica Ademar Quintela disse: “A notícia que saiu no Jornal o Globo não é verdadeira, porque a estação de tratamento de chorume da CICLUS que se encontra no Município de Seropédica não está operando ainda, ela teve dois testes pontuais que foram feitos para ver se existia possibilidade de sair tratado esse chorume.

Só que a CTR não tem ainda o emissário construído até o ponto de onde será jogado o chorume tratado, e nem está autorizado a jogar este material no Rio Piloto, então não existe esta possibilidade de que o chorume após tratado ser jogado no Município de Seropédica. Hoje o que existe é que este chorume está sendo levado para Estação de Icaraí, Niterói onde está tendo um tratamento primário e sendo jogado na Baia de Guanabara.

O Secretário Fala que a Prefeitura de Seropédica tem feito acompanhamento constante, e que a competência de fiscalizar é do INEA e a Prefeitura faz o monitoramento desta fiscalização, que é nossa competência e estamos fazendo monitoramento de quinze em quinze dias e com os relatórios que o próprio INEA repassa para Secretaria, é uma fiscalização de acompanhamento com possibilidade de notificação, autuação e a multa compete ao órgão estadual e não municipal, nós temos de fiscalizar e passar para o órgão estadual.

O Secretário de Ambiente de Seropédica fala que ambientalistas do estado e o Prefeito de Niterói criticam que o chorume que vem de vários municípios só recebe tratamento primário e é jogado na Baia de Guanabara colocando em risco vários espécimes de animais.

O que é Chorume

O chorume, também chamado por líquido percolado, era inicialmente apenas a substância gordurosa expelida pelo tecido adiposo da banha de um animal peludo. Posteriormente, o significado da palavra foi ampliado e passou a significar o líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos. Esses processos, somados com a ação da água das chuvas, se encarregam de lixiviar compostos orgânicos presentes nos lixões para o meio ambiente.

Chorume também é uma mistura de água e resíduos da decomposição do lixo. Pode infiltrar-se no solo dos lixões e contaminar a água subterrânea. O chorume possui alta concentração de Demanda biológica de oxigênio (DBO).

2

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: