Embrapa de Seropédica investindo na recuperação do Meio Ambiente
10 de novembro de 2015

Curso em Seropédica vai abordar restauração e adequação ambiental de propriedades rurais

Com o objetivo de atualizar e capacitar extensionistas rurais e agentes de entidades públicas e privadas ligadas à agropecuária, a Embrapa promoverá, entre dezembro deste ano e abril de 2016, um curso de recuperação de áreas degradadas, produção de mudas e adequação ambiental de propriedades rurais. A iniciativa será dividida em cinco módulos, que abordarão aspectos específicos da temática. “Verificamos, a partir de outros cursos realizados na Unidade sobre adequação ambiental, que há uma lacuna muito grande em capacitações que abordem as alterações na legislação e também subsídios técnicos, como a questão de insumos, o planejamento, a recuperação de áreas degradadas e a produção de mudas”, afirma o analista da Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ) Ernani Jardim, um dos organizadores da atividade.
O primeiro módulo será realizado no dia 1º de dezembro, no Auditório Johanna Döbereiner da Embrapa Agrobiologia, e tratará da restauração e adequação ambiental de propriedades rurais. O responsável será o pesquisador Luiz Fernando Duarte de Moraes. Na ocasião, os participantes poderão aprender mais sobre tipos de ação em restauração ecológica, como o uso das terminologias recuperação, reabilitação e restauração ambiental, a identificação de barreiras para a regeneração natural, as restaurações passiva e ativa e os modelos de restauração.
Além disso, o módulo abordará especificamente a adequação ambiental e as estratégias para a restauração, com tópicos como legislação e políticas públicas, serviços ecossistêmicos, relação com o setor produtivo rural, agrobiodiversidade e manejo florestal e, por fim, aspectos socioeconômicos da restauração ecológica.
Sobre o curso – O curso de Recuperação de áreas degradadas, produção de mudas e adequação ambiental de propriedades rurais foi estruturado com o objetivo de contribuir para a capacitação de quem lida cotidianamente com o setor, conferindo qualidade técnica na implementação do Cadastro Ambiental Rural e aumentando a oferta de capacitação de alto nível em apoio às diversas políticas públicas existentes.
Também farão parte do curso módulos sobre estratégias usadas na recuperação de áreas degradadas; sistemas agroflorestais (SAFs); sementes, mudas e inoculantes; e produção de mudas de espécies florestais nativas da Mata Atlântica, que serão oferecidos em fevereiro e abril do próximo ano. “São temas que se complementam e, por isso, pensamos em um curso mais robusto, para atender à demanda existente de uma forma mais ampla”, informa Jardim.
O curso poderá ser feito em módulos independentes, de acordo com o interesse e a necessidade dos alunos. Os interessados em cursar o primeiro módulo podem se inscrever até dia 27 de novembro, exclusivamente pelo e-mail cnpab.eventostt@embrapa.br. Serão ofertadas 40 vagas.
Serviço
Curso de recuperação de áreas degradadas, produção de mudas e adequação ambiental de propriedades ruraisMódulo 1: Restauração e adequação ambiental de propriedades rurais
Data: 1º de dezembro
Local: Auditório Johanna Döbereiner, Embrapa Agrobiologia
Horário: das 8 às 17 horas
Público-alvo: extensionistas rurais, consultores e gestores de empresas e entidades públicas ou privadas que atuam no setor primário da economia
Vagas: 40
Inscrições e informações: cnpab.eventostt@embrapa.br
article

Liliane Bello (MTb 01766/GO)
Embrapa Agrobiologia

Telefone: (21) 3441-1500

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: