As práticas de debicagem, ou apara da ponta do bico, em galinhas de postura são o tema de quatro vídeos produzidos pela Embrapa Suínos e Aves de Concórdia-SC que já estão disponíveis no canal da Embrapa no YouTube (youtube.com/Embrapa). Os vídeos orientam o processo de apara de uma maneira geral e explicam de forma específica as debicagens convencional, com lâmina quente plana, com lâmina quente em “V” e a por radiação ou luz infravermelha.

A debicagem é o processo de corte parcial e cauterização das pontas superior e inferior do bico de galinhas poedeiras. O processo evita a bicagem agressiva entre as aves devido ao comportamento natural e por influência de fatores como ambiente, nutrição, luz e densidade de alojamento. A apara diminui o canibalismo e a mortalidade do plantel. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o bico da ave não é totalmente removido ou amputado, apenas sua ponta.

A Embrapa Suínos e Aves também preparou uma cartilha com práticas de debicagem para a orientação de técnicos e produtores de ovos. São descritas as diferentes técnicas por meio de textos e ilustrações visando a padronização dos procedimentos com ênfase em preservar o conforto, saúde e o bem-estar da ave. Os vídeos e a cartilha têm a orientação dos pesquisadores da Embrapa Paulo Giovanni de Abreu e Helenice Mazzuco e do professor da Esalq/USP Iran José Oliveira da Silva.

Para assistir aos vídeos:

No canal da Embrapa no YouTube (youtube.com/Embrapa) ou diretamente em:

– Práticas de debicagem de poedeiras comerciais:

https://youtu.be/NHvvQ0AcskI

– Debicagem de galinhas poedeiras com lâmina quente plana:

https://youtu.be/ii7wZpd8KKw

– Debicagem de galinhas poedeiras com lâmina quente em “V”:

https://youtu.be/2CqiuKvl3Tw

– Debicagem de galinhas poedeiras por radiação ou luz infravermelha:

https://youtu.be/cEua6ecEWVM

Mais detalhes na cartilha “Práticas de debicagem de poedeiras comerciais”, disponível em:

https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1092803/praticas-de-debicagem-de-poedeiras-comerciais

*Anexas, sugestões de fotos para ilustração

Lucas Scherer Cardoso

Jornalista | MTb/RS 10.158

Faça o seu comentário